Grace Patricia Hamnet, de 11 anos, morreu após ter sido enforcada acidentalmente pelas cordas de um balanço no quintal de casa enquanto fazia uma videoconferência com amigos em Widnes, em Cheshire, na Inglaterra. O caso ocorreu em maio deste ano, mas veio à tona nesta terça-feira (7) após publicação do jornal “The Sun” sobre o inquérito.

Conforme reportado, a criança foi encontrada inconsciente pela mãe no quintal, que gritou por socorro aos vizinhos. Os moradores do entorno tentaram reanimar a garota e chamaram uma ambulância. Os paramédicos seguiram tentando ressuscitar a menina enquanto a encaminhavam para o Hospital de Whiston. 

O quadro de saúde de Grace chegou a ficar estável por um momento, mas ela se manteve inconsciente. Ela foi transferida para o hospital pediátrico Alder Hey, em Liverpool, onde, após cinco dias do acidente, faleceu. Exames anexados à investigação detalharam que a criança sofreu “danos cerebrais devastadores”. 

"Ela estava em uma conversa com um grupo de amigos da escola. Eles contam que, durante a videoconferência, Grace lhes mostrou a corda e brincou: ‘É capaz de que meu pescoço se prenda e eu me enforque nesta corda’. Ela disse isso em tom de brincadeira, pouco antes do acidente”, disse um dos policiais envolvidos.

Em certo momento, quando a garota sofria o enforcamento, o celular dela caiu e, a câmera, estava apontada para o céu, ainda com a chama em vídeo com os amigos de escola ocorrendo. Os colegas se assustaram e ligaram para os pais dela.

O inquérito descartou qualquer possibilidade de que a menina tenha sido vítima de um crime, que tenha se enforcado por motivações suicidas ou que haja outros envolvidos na tragédia.