CELEBRAÇÃO

Desfile do Dia dos Mortos reúne milhares de pessoas no México

Dezenas de dançarinos desfilaram pelo Paseo de la Reforma, uma das avenidas mais importantes da capital, vestidos de esqueletos ou com imensas máscaras de caveira

Por Agências
Publicado em 05 de novembro de 2023 | 11:42
 
 
 
normal

Milhares de pessoas se reuniram neste sábado na Cidade do México para assistir ao desfile do Dia dos Mortos, uma das celebrações mais significativas para os mexicanos.

Dezenas de dançarinos desfilaram pelo Paseo de la Reforma, uma das avenidas mais importantes da capital, vestidos de esqueletos ou com imensas máscaras de caveira.

Também foram observadas figuras coloridas de caveiras vestidas com trajes típicos mexicanos ao ritmo de música tradicional. 

O Dia dos Mortos, celebrado todo dia 2 de novembro, é uma das festividades mais importantes do México. 

Nessa data, milhares de famílias colocam altares para lembrar os que já morreram em suas casas ou em cemitérios. Neles, colocam o retrato do falecido ao lado das comidas e bebidas que mais gostava, além de velas, água e a típica flor de calêndula amarela.

A celebração foi imortalizada no início do século XX pelo litógrafo e caricaturista José Guadalupe Posada, criador das icônicas imagens de esqueletos que adornam a festa. 

Mais tarde, o filme "Coco", dos estúdios Disney e no qual é encenado o Dia dos Mortos, tornou o feriado ainda mais famoso em todo o mundo. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!