família real

Em mensagem natalina, rei Charles III fala de ecologia e paz

Monarca é defensor do meio ambiente há muitos anos

Por Agência
Publicado em 25 de dezembro de 2023 | 12:45
 
 
 
normal

O rei Charles III defendeu o ecologismo e a necessidade de paz em todo o mundo, na segunda mensagem de Natal de seu reinado. Dirigindo-se ao país do Palácio de Buckingham, o monarca de 75 anos pediu que se encontre "grande inspiração" na "crescente consciência de como devemos proteger a Terra e nosso mundo natural'. 

De pé, ao lado de uma árvore de Natal viva - uma novidade no discurso festivo anual da monarquia britânica -, o rei também disse que estava rezando pela paz, em meio ao conflito no Oriente Médio e em outros lugares. 

"Cuidar dessa criação é uma responsabilidade que cabe a pessoas de todos os credos e de nenhum", disse ele na mensagem real pré-gravada transmitida pela televisão britânica às 15h GMT (12h no horário de Brasília). 

O monarca, defensor do meio ambiente há muitos anos e que discursou na recente cúpula climática da ONU (COP28), em Dubai, destacou a importância de "cuidar da Terra para o bem dos filhos dos nossos filhos". 

Ao concluir sua mensagem, reconhecendo "os conflitos cada vez mais trágicos em todo o mundo", ele disse rezar "para que nós também possamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para protegermos uns aos outros". 

"As palavras de Jesus parecem mais pertinentes do que nunca: "Faça aos outros o que gostaria que fizessem com você”, frisou, observando que "tais valores são universais". "Eles nos lembram que devemos nos imaginar no lugar do próximo e buscar o bem dele, como faríamos conosco", resumiu. (AFP) 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!