Festança em Londres

Entenda por que rei Charles III comemora aniversário hoje, se nasceu em novembro

Monarca desfilou de cavalo neste sábado (17) no tradicional cortejo 'Trooping the colour'

Por Agências
Publicado em 17 de junho de 2023 | 10:40
 
 
 

O rei Charles III inspecionou as tropas neste sábado (17), em Londres, no desfile do seu primeiro aniversário como soberano, que realizou a cavalo, algo que não acontecia desde 1986.

Organizada todos os anos no mês de junho, esta parada militar marca o aniversário oficial do rei, que completará 75 anos, mas somente no dia 14 de novembro, e depois será celebrado em particular.

Sob um céu nublado, Charles III deixou o Palácio de Buckingham em procissão por volta das 10h30 horário local (6h30 no horário de Brasília), seguido por seu filho William, herdeiro do trono, seu irmão, o príncipe Edward, e sua irmã, princesa Anne, todos a cavalo.

A rainha Camilla, a princesa Catherine e seus três filhos seguiram a procissão em uma carruagem. A rainha Elizabeth II, que morreu em setembro aos 96 anos, andou a cavalo neste desfile icônico pela última vez em 1986.

Entenda a celebração

A tradição deste desfile, denominado “Trooping the colour” (ou "Cortejo de Aniversário do Rei"), ocorre há mais de 260 anos e remonta ao reinado de George II em 1748 que, apesar de ter nascido em 30 de outubro, preferiu aproveitar o bom tempo do início do verão para festejar o seu aniversário.

Esta cerimônia, transmitida pela televisão, atrai uma multidão ao redor do Palácio de Buckingham todos os anos.  Cerca de 1.400 militares, 400 músicos e 200 cavalos participaram da marcha, organizada na praça Horse Guards Parade, no centro da capital britânica. 

A égua Juno liderou o desfile, seguida por outros três cavalos, Perseu, Atlas e Apolo. Esses animais, que carregam tambores durante os desfiles, são os mais antigos do exército britânico. Eles têm o posto de major e recebem nomes de figuras da mitologia grega.

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!