Opinião

Especialistas analisam eleições dos EUA em O TEMPO

Observatório das Eleições 2020 dos Estados Unidos passa a escrever toda quarta-feira na editoria de Opinião

Por Rômulo Almeida
Publicado em 03 de março de 2020 | 03:00
 
 
 
normal


As eleições dos Estados Unidos mobilizam cada vez mais a atenção do mundo e impactam a vida dos cidadãos. Compreender o complexo processo de escolha presidencial norte-americana, entretanto, exige conhecimentos que fogem do público em geral. Para entender melhor esse fenômeno, O TEMPO passa a publicar, todas as quartas-feiras, a partir de amanhã, na editoria de Opinião, artigos do Observatório das Eleições 2020 dos Estados Unidos, uma iniciativa do Ibmec-BH.

O Observatório é um projeto coordenado em conjunto pelos professores professores Mario Schettino Valente, Christopher Mendonça, Vladimir Pinto Coelho Feijó e Oswaldo Dehon, e tem a  participação de alunos de direito, relações internacionais e economia da faculdade.

Os textos vão abordar temas como as prévias dos partidos Republicano e Democrata, o sistema político dos EUA e questões econômicas, políticas e midiáticas que envolvem a escolha não só do chefe do Executivo mas de governadores, prefeitos e parlamentares.

"A importância das análises é informar os leitores,  de uma maneira um pouco mais ampla, com ajuda das disciplinas das relações internacionais, os eventos que envolvem as eleições dos Estados Unidos", explica Oswaldo Dehon, professor de segurança e política externa dos EUA no Ibmec.

O atual cenário das relações internacionais do Brasil é outro fator que obriga os brasileiros a ficarem atentos ao que ocorre no país da América do Norte. "Outra motivador do projeto é a proximidade do brasil com os Estados Unidos, tendo em vista nossa política externa, para que as pessoas possam entender melhor a construção da política externa brasileira e os efeitos posteriores", analisa Dehon.

Vão se revezar na produção dos artigos especialistas da área de direito, ciências políticas, relações internacionais e economia do Ibmec. São eles Oswaldo Dehon, doutor em relações internacionais e mestre em ciência política; Mário Schettino Valente, doutor em ciência política e professor de relações internacionais; Christopher Mendonça, doutor em ciência política e mestre em relações internacionais; e Vladimir Pinto Coelho Feijó, doutorando em direito, professor de direito e relações internacionais e especialista em regimes internacionais.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!