Saúde

Estudo cria exame que pode descobrir câncer 4 anos antes e antecipar tratamentos

Teste de sangue simples detectou tumores de estômago, esôfago, dentre outros

Por Da Redação
Publicado em 24 de julho de 2020 | 17:31
 
 
 
normal

Pesquisadores chineses, da Universidade de Fundan, aliados a norte-americanos descobriram que um novo teste pode detectar o câncer de maneira mais rápida.

Um simples exame de sangue não invasivo, nomeado PanSeer, permitiu, segundo eles, detectar cinco tipos de câncer em pessoas assintomáticas: estômago, esôfago, colorretal, pulmão e fígado. O artigo com resultados foi apresentado na revista Nature nesta semana

De acordo com o estudo, o diagnóstico consegue indicar a doença até quatro anos antes dos testes tradicionais. Para isso, o teste utiliza a detecção do DNA de tumores no plasma. Os estudiosos localizaram 95% das amostras em pessoas que eram assintomáticos quando a primeira coleta foi feita, em 2007. Esses indivíduos só tiveram o diagnóstico de câncer comprovado, por exames tradicionais, de um a quatro anos depois de serem submetidos ao PanSeer.

Cerca de 123.000 pessoas participaram da pesquisa, em um período de 10 anos, até 2017.

A importância de se detectar o câncer precocemente, segundo especialistas, está no fato de que isso pode significar tratamento e mesmo cura e sobrevivência do paciente, com o tumor sendo removido ou tratado desde o início. Segundo o estudo, 91% dos pacientes que descobriram o câncer em fase inicial estavam vivos cinco anos depois.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!