Crise política

EUA pede 'eleições livres' na Venezuela ao se reunir com oposição

Maduro, por sua vez, exige que sejam suspensas todas as sanções internacionais que lhe foram impostas

Por AFP
Publicado em 14 de janeiro de 2023 | 09:15
 
 
 

O governo de Joe Biden se reuniu na sexta-feira (13) com membros da oposição venezuelana ao líder Nicolás Maduro para apoiar seu esforço "para alcançar eleições livres", informou o chefe da diplomacia dos EUA para a América Latina, Brian Nichols. 

"Reunião valiosa com membros da delegação de negociação da Plataforma Unitária para reafirmar o apoio dos Estados Unidos ao seu trabalho para alcançar eleições livres e justas na Venezuela em 2024", disse Brian Nichols em um tuíte. 

"Apoiamos o povo venezuelano em seu esforço para restaurar a democracia", acrescentou, junto com uma foto da reunião. 

Este encontro pode ser interpretado como um endosso à delegação depois de algumas declarações do líder radical Leopoldo López contra alguns delegados da oposição a quem acusa de favorecer os "interesses" do presidente chavista.

Também ocorre poucos dias depois que parte da oposição dissolveu o "governo interino" do líder Juan Guaidó na Venezuela, reconhecido como governante há quatro anos pelos Estados Unidos e cinquenta outros países em uma ofensiva fracassada de tomar o poder após classificar a reeleição de Maduro como "fraude". 

A Plataforma Unitária participa da mesa de diálogo com o governo de Maduro retomada no México em novembro passado em busca de uma saída para a crise política e convoca eleições presidenciais em 2024 em um marco transparente e igualitário. 

Maduro, por sua vez, exigiu na quinta-feira que sejam suspensas "todas" as sanções internacionais que lhe foram impostas para pressioná-lo a deixar o poder. 

Ainda não há data para um próximo encontro entre as partes, embora o presidente venezuelano o tenha condicionado ao desembolso de 3 bilhões de dólares bloqueados pelas sanções.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!