Costa do Marfim

Ex-presidente Gbagbo é absolvido dos crimes contra a humanidade

Gbagbo, 73, foi julgado por crimes cometidos durante a crise pós-eleitoral de 2010-2011, que começou com a sua recusa em ceder o poder ao seu rival, o atual presidente marfinense, Alassane Ouattara

Por AFP
Publicado em 15 de janeiro de 2019 | 09:40
 
 
 
normal

O ex-presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, foi absolvido nesta terça-feira (15) da acusação de crimes contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional (CPI), que ordenou sua libertação imediata.

"A Câmara concede os pedidos de absolvição apresentados por Laurent Gbagbo e Charles Blé Goudé (ex-chefe do Movimento Jovens Patriotas, leal a Gbagbo) de todas as acusações contra eles e ordena a libertação imediata dos acusados", declarou o juiz Cuno Tarfusser.

Os dois acusados se abraçaram enquanto ouviam as palavras do juiz em meio aos aplausos dos partidários na sala de audiências.

O primeiro ex-chefe de Estado a ser entregue ao tribunal, Gbagbo, 73, foi julgado por crimes cometidos durante a crise pós-eleitoral de 2010-2011, que começou com a sua recusa em ceder o poder ao seu rival, o atual presidente marfinense, Alassane Ouattara.

A violência durante essa crise deixou mais de 3.000 pessoas mortas em cinco meses. 

A libertação dos dois acusados foi suspensa até esta quarta-feira para dar tempo à promotoria para responder à decisão histórica do TPI.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!