Economia

FMI considera indispensável aliviar dívida grega para plano de ajuda

A diretora-gerente do FMI condicionou a participação de sua instituição no plano de resgate a este alívio. Para que participemos é necessário um programa completo e do nosso ponto de vista

Por AFP
Publicado em 17 de julho de 2015 | 08:09
 
 
 
normal

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta sexta-feira (17) que um alívio da dívida grega é indispensável para que o plano de ajuda europeu a este país seja viável e explicou que isso condicionaria a participação de sua instituição no resgate.

"A resposta é bastante categórica: 'não'", respondeu Lagarde interrogada sobre a viabilidade do plano acordado na segunda-feira em Bruxelas sem uma reestruturação da dívida grega.

"É a razão pela qual os sócios europeus admitiram o alívio da dívida" no acordo de segunda-feira, disse à rádio francesa Europe 1, insistindo que este princípio está estabelecido, embora não "a quantidade ou as modalidades".

A diretora-gerente do FMI condicionou a participação de sua instituição no plano de resgate a este alívio. "Para que participemos é necessário um programa completo e do nosso ponto de vista" isso significa que a Grécia deve se reformar e disciplinar, mas além disso os credores devem reestruturar a dívida.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!