Pressão

G7 denuncia apoio de Irã e China à Rússia e questiona morte de Navalny

Grupo das principais potências ocidentais realizou reunião virtual neste sábado (24/2)

Por Agências
Publicado em 24 de fevereiro de 2024 | 16:09
 
 
 
normal

O G7, grupo das principais potências ocidentais, denunciou, neste sábado (24), o apoio de Irã e China à guerra da Rússia na Ucrânia, coincidindo com o segundo aniversário do início da invasão da ex-república soviética pelas tropas russas.

"Pedimos ao Irã que pare de apoiar o exército russo", declararam, em nota conjunta, os líderes de Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá, expressando, ainda, sua "preocupação com as transferências para a Rússia, por parte de empresas chinesas (...), de componentes para armas e equipamento para produção militar".

Além disso, o grupo ainda instou a Rússia a "esclarecer completamente" as circunstâncias da morte do opositor russo Alexei Navalny, que "sacrificou sua vida lutando contra a corrupção do Kremlin e por eleições livres e justas".

"Também prestamos homenagem à extraordinária coragem de Alexei Navalny", que faleceu na semana passada em um presídio no Ártico, afirmaram os líderes do G7 em nota ao final de uma reunião virtual presidida pela Itália.

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!