Mundo

Incêndio que matou três na França pode ter sido criminoso

Edifício é ocupado ilegalmente em um bairro pobre de Marselha

Por AFP
Publicado em 17 de julho de 2021 | 15:11
 
 
 
normal

A investigação sobre o incêndio que deixou três mortos neste sábado (17) em um prédio ocupado ilegalmente em um bairro pobre de Marselha é orientada pela "via criminosa", anunciou a procuradora de Marselha, Dominique Laurens.

"Temos ao menos duas saídas de emergência, uma no sexto andar e outra nas escadas. O que nos leva a uma via criminosa", declarou a procuradora em coletiva de imprensa, preocupada com a situação tensa entre imigrantes nigerianos e traficantes de drogas.

Segundo um relatório atualizado da Procuradoria, três homens, entre 20 e 30 anos, de nacionalidade nigeriana, morreram após pularem de uma janela. Outras duas pessoas, que também pularam, estão entre a vida e a morte, enquanto uma criança, de entre 2 e 3 anos, ficou gravemente ferida pelo fogo. Outras nove pessoas sofreram lesões leves.

O incêndio se espalhou rapidamente a todos os andares pelas tubulações técnicas. As vítimas teriam pulado "assustadas" ao verem que não era possível usar as escadas, segundo a procuradora.

Os bombeiros, avisados às 05h23 (hora local), chegaram ao local seis minutos depois.

Este edifício, localizado em um dos bairros mais pobres da segunda cidade da França, estava destinado a ser destruído em meio a um projeto de renovação urbana. Restava apenas um inquilino de moradia social. O restante do prédio era ocupado em grande parte por migrantes da comunidade nigeriana.

As escadas eram um ponto de venda conhecido, com preços de narcóticos indicados nas paredes, informou a procuradora.

"Atualmente, não sabemos o motivo, mas a situação no local é extremamente tensa", afirmou Dominique Laurens, que pediu calma e depoimentos de testemunhas.

A comunidade nigeriana está indignada com os traficantes, que acusa que terem causado o ocorrido. "É um boato, agora é preciso comprová-lo com depoimentos", insistiu Dominique Laurens.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!