Oriente Médio

Irã anuncia produção de nova linha de mísseis

Governo de Teerã responde a retaliações americanas; Na semana passada, os EUA lançaram novas sanções econômicas ao país


Publicado em 23 de julho de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

TEERÃ, IRÃ. O Irã anunciou nesse sábado (22) o lançamento de uma nova linha de mísseis, informou a mídia estatal, em meio à crescente tensão entre Estados Unidos e Teerã sobre o programa de mísseis balísticos do país.

O ministro de Defesa do Irã, Hossein Dehghan, adiantou, durante cerimônia de lançamento, que o míssil Sayyad 3 pode atingir altitude de 27 km e percorrer distância de até 120 km. Segundo ele, o equipamento ainda pode atacar aviões de combate, veículos aéreos não tripulados, mísseis e helicópteros.

Na semana passada, os EUA lançaram novas sanções econômicas ao Irã por conta do programa de mísseis balísticos, argumentando que as “atividades malignas” de Teerã no Oriente Médio abalam as “contribuições positivas” provenientes do acordo nuclear iraniano de 2015.

Acordo. As medidas indicam que o governo do presidente Donald Trump busca pressionar o Irã, ao mesmo tempo em que procura manter o acordo entre Teerã e seis potências mundiais para conter o programa nuclear do país em troca da suspensão de sanções internacionais. O governo dos EUA informou que as sanções têm como alvo 18 entidades e pessoas que teriam apoiado “atividades criminosas e ilícitas iranianas”.

Entre eles, há quem tenha apoiado o exército iraniano ou a Guarda Revolucionária Islâmica, desenvolvendo drones e equipamentos militares, produzindo e mantendo barcos e adquirindo componentes eletrônicos, de acordo com os EUA. E há outros que “orquestraram o roubo de programas de software dos EUA e de outros países ocidentais” vendidos ao governo iraniano, disse o Departamento do Tesouro norte-americano.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!