TERREMOTO

Itamaraty consegue contato com 60 dos 79 brasileiros no Nepal

Segundo o Itamaraty, a comunicação com as autoridades no Nepal está muito ruim; uma equipe de funcionários da embaixada está fazendo uma busca nos hotéis

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 26 de abril de 2015 | 12:08
 
 
 
normal

Até o final da manhã deste domingo (26) parentes e amigos de 60 brasileiros que estão no Nepal, país atingido neste sábado (25) por um terremoto, informaram ao Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty) que os localizaram. Eles estão bem e não precisam de atendimento médico. Não há registro de brasileiros entre os mortos.

As comunicações e o deslocamento no Nepal estão em condições precárias. Estradas foram danificadas e falta eletricidade. De acordo com fontes locais os mortos são cerca 2,2 mil, sendo a maior parte deles no Nepal. Além disso, há milhares de feridos, desaparecidos e desabrigados. O terremoto atingiu ainda parte dos países vizinhos Índia e China.

O Itamaraty informou que há registro de 79 brasileiros no Nepal. Desses, 54 já foram localizados e estão bem. Por enquanto, não há registro de brasileiros entre as vítimas do terremoto que atingiu o país neste sábado (25).

O desastre

O abalo de magnitude 7.8 causou destruição e mais de 2.000 mortes no país. Socorristas ainda buscam vítimas entre escombros.

O governo brasileiro tem sido contatado por familiares e amigos de turistas brasileiros no país, por telefone e redes sociais, desde o sábado - com essas informações chegou ao total de 79. Segundo o Itamaraty, a comunidade brasileira no país é muito pequena, constituída basicamente da embaixada.

Os turistas no Nepal estão concentrados na capital Katmandu, em Pokhara e na região do Everest. O Itamaraty informou que a comunicação no país ainda está muito difícil e que o número de 54 localizados deve aumentar -ressaltou também que muitos familiares não comunicam a embaixada de contatos feitos com quem está lá.

Ainda de acordo com o Itamaraty, eles estão bem, não precisam de auxílio médico. A embaixada segue empenhada em localizar brasileiros, buscando em hotéis e por meio de agências de turismo.

Nos outros países afetados pelo terremoto também não há registro de brasileiros entre as vítimas.
O Itamaraty informou que mais um diplomata foi enviado ao país para reforçar os trabalhos.

O terremoto

No dia seguinte, socorristas ainda tentam encontrar sobreviventes do terremoto que atingiu o Nepal. O porta-voz da polícia nacional, Kamal Singh Ban, disse que no Nepal o total de mortos chegou a 2.152. Além disso, houve 4.629 pessoas feridas. No balanço anterior eram 1.953 mortos.

Na manhã deste domingo (26), ocorreram réplicas do abalo na região, uma delas de magnitude 6.7.

o Everest, houve novas avalanches por causa do tremor, mas sem registro imediato de vítimas.
Na Índia, autoridades estimam que 57 pessoas morreram. A TV estatal chinesa informou que 17 pessoas morreram na região do Tibete.

O abalo foi o pior registrado no Nepal em 80 anos e o número de mortos poderia ser ainda pior, disse um responsável da ONG Médicos Sem Fronteiras. Segundo ele, as organizações humanitárias estão tendo dificuldade em avaliar a catástrofe.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!