Tratamento

Jacob Blake não está mais algemado a cama de hospital, diz advogado

Após queixa do pai à mídia e ao governo local, tratamento dado ao homem, que está paralisado, foi mudado

Por Da Redação
Publicado em 28 de agosto de 2020 | 17:31
 
 
 
normal

As algemas que prendiam Jacob Blake a uma cama de hospital foram removidas, disse seu advogado, Patrick Cafferty, à CNN na tarde desta sexta-feira (28).

O porta-voz do Departamento do Xerife do Condado de Kenosha, sargento David Wright explicou que Blake foi algemado à cama porque "tem mandados de prisão por crimes que cometeu antes do incidente do tiroteio". "Qualquer pessoa com este nível de classificação que estamos guardando no hospital seria tratada desta maneira", completou.

Esses mandados foram revogados, disse Cafferty na sexta-feira.

Blake, um morador negro de Wisconsin, ficou paralisado da cintura para baixo depois de ser baleado sete vezes nas costas por um policial branco que tentou detê-lo esta semana em Kenosha.

Em entrevista à CNN, o pai do homem baleado, que também chama Jacob Blake, contou que, ao recobrar a consciência, ele disse: "Por que eles atiraram em mim tantas vezes?". Os filhos de Blake, com idades entre 3 e 8 anos, assistiram ao tiroteio de dentro de um carro em que seu pai estava entrando quando o policial abriu fogo. 

Blake, 29, está hospitalizado em Wauwatosa, e familiares disseram que vê-lo amarrado à cama foi de partir o coração.

O pai contou que seu filho passou por várias cirurgias e sofreu ferimentos graves, incluindo danos aos intestinos e órgãos internos, fragmentos de bala na medula espinhal e uma vértebra quebrada. Ele expressou gratidão pela onda de protestos entre os atletas americanos nesta semana, mas expressou oposição à violência e pilhagem na esteira da brutalidade policial e racismo. "Isso não vai fazer meu filho levantar da cama e andar", disse ele. "Só Deus poderia tirá-lo da cama."

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!