Redes sociais

Letícia Sabatella diz que Israel matou próprios civis e Conib reage: 'fake news'

Atriz tem se pronunciado sobre a guerra em seu perfil no Instagram

Por O Tempo
Publicado em 07 de novembro de 2023 | 11:26
 
 
 
normal

A atriz Letícia Sabatella, como outras celebridades brasileiras e internacionais, tem se pronunciado constantemente sobre a guerra de Israel. Mas um story do último domingo (05/11), em que ela afirma que a maioria dos civis israelenses mortos no ataque do Hamas no dia 7 de outubro foi abatida por soldados de Israel, agora é alvo de denúncias da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Sabatella fala para cerca de 1,1 milhão de seguidores em sua conta no Instagram.

O Estado israelense estima que 1.300 pessoas foram mortas no primeiro dia de ataques do Hamas, inclusive crianças. Entre os mortos, há brasileiros que estavam em uma rave durante o ataque. A Conib afirma que o texto compartilhado por Sabatella é uma fake news e completa: “o pior massacre contra o povo judeu desde o Holocausto foi gravado e divulgado pelos próprios terroristas. Mensagens como essa de Sabatella são mentiras hediondas, dolorosas e ofensivas, verdadeiros obstáculos para a paz que todos almejamos”.

Em uma live compartilhada pela atriz nessa segunda-feira (06/11), ela não cita o post mencionado, mas continua a se pronunciar sobre a guerra, pedindo por um cessar-fogo. “Acho que todos nós temos um carinho enorme pelos judeus e por tudo o que passaram, e tudo o que ficou de exemplo para que nunca mais aconteça. (...) Eu sempre me juntei às causas indígenas, dos sem-terra, dos ribeirinhos, das pessoas, das grandes questões humanitárias”, diz, em trecho do vídeo. Ela também pediu que os fãs a sigam em seu perfil de reserva no Instagram.

A reportagem questionou a Meta sobre as possíveis consequências para o perfil da atriz e aguarda retorno. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!