ABUSO

Maçã na boca e cenoura no ânus: ritual de restaurante causa demissão de chefe

Aurelien Largeau, de 31 anos, que tem uma cobiçada estrela Michelin, foi desligado do estabelecimento após prática ser levada a conhecimento do público

Por O TEMPO e agências
Publicado em 28 de dezembro de 2023 | 17:55
 
 
 
normal

Relatos sobre o ritual de iniciação do restaurante Hotel du Palais, no balneário de Biarritz (França), apontam atos de sadismo ocorridos no último dia 2 de dezembro. Um ajudante de cozinha teria sido amarrado com uma maçã na boca e uma cenoura no ânus por duas horas diante de todos os chefes do estabelecimento. 

Entre os responsáveis presentes estava o famoso chefe francês Aurelien Largeau, de 31 anos, "dono" da cobiçada estrela Michelin. Na semana passada, no entanto, ele foi desligado do local após a prática de abuso sexual e humilhação do novato se tornar pública. 

O porta-voz do grupo hoteleiro Hyatt pronunciou-se dizendo que a administração do estabelecimento teve conhecimento do episódio, o qual chamaram de "incidente preocupante". 

"A direção do Palace Hotel está ciente do preocupante incidente nas instalações do hotel e do qual circularam imagens", disse à AFP um funcionário da multinacional americana Hyatt.

As imagens dos acontecimentos foram gravadas e divulgadas nas redes sociais pelos próprios cozinheiros, antes de serem apagadas.

De acordo com o jornal "Sud Ouest", o ajudante de cozinha que passou pela humilhação não foi identificado, mas garantiu que todos os chefes estavam presentes, incluindo Largeau. Agora, ele vem sendo criticado nas redes sociais e vem sendo chamado de sádico”. O Ministério Público de Bayonne informou à AFP que foi aberta uma investigação preliminar sobre o episódio.

O chef Aurélien Largeau negou "formalmente as acusações" contra ele e destacou que está preparando sua defesa com seus advogados.

Questionada sobre o caso, a Prefeitura de Biarritz, principal acionista do luxuoso hotel, preferiu não comentar sobre o assunto.

 

 

 

(Com informações de AFP e Page Not Found)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!