Estados Unidos

Médica perde licença após transmitir cirurgias ao vivo nas redes sociais

Profissional transmitia ao vivo no Tiktok alguns dos procedimentos realizados com a intenção ensinar seus seguidores.

Por O TEMPO
Publicado em 14 de julho de 2023 | 11:44
 
 
 
normal

Uma cirurgiã plástica Katharine Grawe, conhecida como “Dra. Roxy” nas redes sociais, perdeu sua licença médica permanentemente na última quarta-feira (12), por decisão do Conselho Médico do Estado de Ohio, nos EUA.

De acordo com a “CBS Austin”, sua licença foi suspensa após a profissional transmitir ao vivo no Tiktok alguns dos procedimentos realizados com a intenção ensinar seus seguidores.

Ao conselho de medicina, a cirurgiã plástica se comprometeu a nunca mais transmitir nenhuma cirurgia ao vivo. Entretanto, o órgão considerou sua “extrema falta de profissionalismo”. Além disso, em novembro de 2022, a médica havia sido denunciada por alguns pacientes devido a lesões pós-cirúrgicas.

De acordo com a procuradora-geral adjunta Melinda Ryan Snyder, os vídeos gravados afetaram o atendimento da médica: “O uso da mídia social pela Dra. Grawe afetou o atendimento de seus pacientes. Isso é um fato. Não há razão para filmar várias cirurgias para fins educacionais”.

Ainda conforme Melinda, em 2022, a cirurgiã transmitiu ao vivo a cirurgia de um paciente, que não teve a identidade revelada, sofreu seis perfurações no intestino delgado durante a realização do procedimento.

“O uso da mídia social pela Dra. Grawe quebrou a parede de profissionalismo que existe entre um médico e seu paciente. São grandes cirurgias com complicações e com potencial risco de vida, e a Dra. Roxy não parece entender isso”, falou a procuradora-geral adjunta.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!