Nova York, EUA. O mineiro Tiago Ferreira Neto, 54, está entre as mais de cem pessoas mortas na passagem da tempestade Sandy pelos EUA. Ele dirigia seu carro na noite de segunda-feira, voltando para casa, na cidade de Yonkers, Estado de Nova York, quando bateu contra uma árvore que havia sido arrancada do solo pelos fortes ventos causados pelo fenômeno.
Ferreira Neto trabalhava como entregador de pizza em Armonk, cidade próxima. O filho, Lincoln Rosa Ferreira Neto, que também mora nos EUA, disse que o pai tinha saído do trabalho segunda-feira, às 19h locais, e que o acidente aconteceu por volta das 19h45 (17h45 de Brasília).
O carro de Ferreira Neto entrou debaixo da árvore, e o impacto da colisão quebrou o seu pescoço, matando-o antes que os paramédicos pudessem resgatá-lo. "Não tinha como escapar, era depois de uma curva", afirmou Lincoln.
Lincoln conta que vive no país há seis anos. Já o pai dele morava há 13 anos nos EUA. De acordo com ele, Ferreira Neto foi para os EUA em busca de condições de vida melhor, depois que o atacado de peças para automóveis que ele possuía no Brasil foi à falência.
O enterro deve acontecer no Rio de Janeiro, onde vive a família. O Itamaraty confirmou que a família de um mineiro procurou o consulado do país em Nova York para informar sobre a morte durante a passagem do furacão, mas não informou a identidade da vítima nem a naturalidade.
Energia e combustível. O prefeito de Nova York, Michael, Bloomberg, anunciou ontem que o fornecimento de energia retornou para 70 mil residências. No entanto, há ainda 460 mil imóveis sem luz.
Com o restabelecimento da circulação de ônibus, metrô e táxis, a interrupção do fornecimento de energia se tornou um dos problemas mais dramáticos enfrentados pelos nova-iorquinos.
Além disso, o fornecimento de combustível ainda enfrenta problemas. Vários postos estavam fechados ontem, convertendo em um pesadelo abastecer carros e geradores de energia. A New York Taxi Commission, que administra a frota de milhares de táxis da cidade, alertou ontem que a falta de gasolina pode afetar o serviço.
Corrida. A edição de 2012 da maratona de Nova York, que aconteceria amanhã, foi cancelada devido aos danos provocados pela tempestade Sandy nesta semana. Ontem, autoridades decidiram não realizar a prova, após dias de discussões sobre o assunto.