luto na rússia

Morre Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética

Ex-presidente teve papel fundamental para o fim da Guerra Fria, ao liderar a abertura política e econômica da URSS

Por O Tempo
Publicado em 30 de agosto de 2022 | 17:37
 
 
 
normal

Mikhail Gorbachev, o presidente russo que comandou a abertura política, econômica e social da União Soviética, morreu nesta terça-feira (30), aos 91 anos de idade, segundo a imprensa russa. Por sua importância para o fim da Guerra Fria e pelo reconhecimento da independência dos países do Leste europeu, o político recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1990.

"Hoje à noite (terça), após uma longa e grave enfermidade, Mikhail Sergeyevich Gorbachev morreu", informou o Hospital Clínico Central (TSKB), citado pelas agências Interfax, TASS e RIA Novosti.

Gorbachev foi o último presidente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), Estado socialista de dimensões continentais existente entre 1922 e 19991. A­­­pós as mudanças implementadas por ele em território soviético, nos anos de 1980, a Guerra Fria ruiu e, consequentemente, houve o fim da união dos países socialistas.  

Gorbachev foi chefe de Estado do país de 1988 a 1991, na posição de Presidente do Presidium do Soviete Supremo de 1988 a 1989, Presidente do Soviete Supremo de 1989 a 1990 e Presidente da União Soviética de 1990 a 1991. 

As reformas políticas de Gorbatchev introduziram eleições para o Soviete Supremo e comitês regionais, o término da perseguição a dissidentes, a remoção da censura na mídia e em trabalhos culturais. Essas mudanças políticas ganharam o nome de Glasnost. 

Ele também foi o grande responsável pela Peresroika, conjunto de mudanças econômicas que visavam uma reestruturação na União soviética, que passava por uma crise econômica na década de 1980. A intenção era oferecer uma maior liberdade aos trabalhadores nas relações de consumo. 

As liberdades políticas e econômicas permitiram uma aproximação das pessoas que viviam sob o regime socialista das características sociais, econômicas, políticas e culturais do Ocidente. A tensão da Guerra Fria ruiu e os membros do Partido Comunista soviético não conseguiram retomar o poder, permitindo que as transformações implementadas por Gorbachev não perdessem força. 

As mudanças na União Soviética teriam impacto em todo o globo. No início dos anos 90, o mapa geopolítico do mundo mudaria rapidamente, com vários territórios se desmembrando e desenvolvendo novas políticas econômicas - especialmente de negação ao socialismo soviético.

(Com AFP)

 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!