Acanthamoeba Keratitis

Mulher de 54 anos perde o olho após usar lentes de contato no banho; entenda

Mulher desenvolveu uma infecção no olho esquerdo por uma espécie de uma ameba microscópica presente na água da torneira

Por O TEMPO
Publicado em 06 de outubro de 2022 | 15:10
 
 
 
normal

Uma mulher, de 54 anos, teve problemas sérios após uso de lentes de contato no banho. Marie Mason, que vive em Leicestershire, Inglaterra, desenvolveu uma infecção no olho esquerdo chamada Acanthamoeba Keratitis.

Os primeiros sintomas foram diagnosticados em 2015, tornou público, nesta semana, pelo tablóide britânico Metro. Ao veículo, Marie Mason contou que notou que algo estava preso entre a lente e seus olhos após tomar banho. 

Ao visitar um oftalmologista, foi informada de que ela tinha um tipo de bactéria chamada Acanthamoeba Keratitis - uma espécie de uma ameba microscópica presente na água da torneira. O protozoário unicelulares ficou entre a lente de contato e o olho da mulher. Com o tempo, se multiplicou até deteriorar a visão de Mason. 

Ao Metro, a Marie Mason relatou que de 2015 até 2020, tentando vários tipos de medicamentos, bem como uma série de operações malsucedidas, incluindo três transplantes de córnea, porém seu olho precisou ser removido.

“Eu tive que parar de trabalhar, porque na época eu atuava na cozinha de uma escola, e eu tinha que colocar colírio a cada meia hora. Além disso, tinha que ir ao hospital duas a três vezes por semana, e às vezes até mais”, contou.

“Sofri muitas lesões oculares porque alguma coisa iria explodir, então com todas as vezes que eu tive que ir para o hospital, eu não poderia ter ido trabalhar porque não valeria a pena de qualquer maneira,” completou. 

Após o incidente, Marie pede que os fabricantes melhorem avisos sobre os riscos de contaminação nas embalagens de lentes de contato.

“Depois dessa experiência, só desejo que as outras pessoas tenham cuidado ao usar lentes de contato. Também gostaria que os fabricantes colocassem mais avisos nas embalagens sobre água e lentes de contato. Não quero que mais ninguém passe por isso”, finalizou.

Após a remoção do olho, a vida de Marie está quase voltando ao normal. Ela agora voltou a trabalhar como assistente administrativa, e como voluntária em sua igreja.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!