Contrastes

Na Síria, Via Láctea brilha sobre um oceano de escombros

Ariha foi uma das cidades devastadas por uma ofensiva do governo Bashar al-Assad apoiada pelas forças russas

Por afp
Publicado em 27 de junho de 2020 | 14:51
 
 
 
normal

Anos de violência em uma das últimas fortalezas da oposição na Síria deixaram um cenário de desolação e destruição, que contrasta com a visão majestosa do céu estrelado da Via Láctea.

Acima da cidade bombardeada de Ariha, na província de Idlib, as estrelas se assemelham a manchas brilhantes penduradas sobre edifícios pulverizados.

Usando um método de longa exposição, um fotógrafo da "AFP" obteve essa fotografia em uma noite incomumente clara, embora sem lua, refletindo o contraste entre a destruição na Terra e a beleza da Via Láctea.

Uma ofensiva do governo Bashar al-Assad apoiada pelas forças russas, entre dezembro e março passados, devastou Ariha e outras cidades no noroeste da Síria, causando o deslocamento de quase um milhão de pessoas.

Uma trégua acordada em 6 de março reduziu bastante os combates, mas a Rússia retomou os ataques aéreos este mês. Cerca de 780.000 de um milhão de deslocados ainda não conseguiram voltar para suas casas, segundo as Nações Unidas.

Aninhada em uma região montanhosa de Idlib, Ariha está, hoje, sob o controle do grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS) ligado à rede Al-Qaeda e a outros aliados rebeldes. Antes da ofensiva do governo, Ariha tinha quase 70.000 habitantes. Atualmente, é um lugar quase deserto.

A escuridão reina ali, e as luzes que emanam dos telefones celulares dos raros habitantes são pouco visíveis.

Cerca de metade da população de três milhões de Idlib é composta por pessoas deslocadas de outras regiões da Síria, reconquistadas pelas forças do governo.

Iniciada em 2011, a guerra na Síria já deixou mais de 380.000 mortos e deslocou quase metade da população do país. Com a ajuda de seus aliados, Rússia e Irã, o presidente Assad conseguiu recuperar quase 70% do território nacional.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!