Astronomia

Nasa confirma aproximação de asteroide ‘potencialmente perigoso’ da Terra

1994 XD passará pelo planeta nesta segunda-feira (12)


Publicado em 11 de junho de 2023 | 12:35
 
 
 

O Dia dos Namorados, nesta segunda-feira (12/06), também terá um toque de astronomia. A Nasa confirmou que um asteroide “potencialmente perigoso” passará próximo à Terra. Batizado de 1994 XD, ele é um dos cinco asteróides que passarão a uma distância considerada próxima do planeta nos próximos dias, segundo a Nasa.

Embora seja considerado “potencialmente perigoso”, o 1994 XD não representa um risco neste momento. O asteroide recebe a classificação de perigo porque se aproximará a menos de 4,6 milhões de milhas do planeta (isso significa cerca de 19,5 vezes a distância da Terra até a Lua) e tem mais de 150 metros. Ele passará a 1,97 milhões de milhas da Terra (cerca de oito vezes a distância até a Lua) e tem 457 metros de diâmetro — isso equivale a uma das antigas torres do World Trade Center, por exemplo.

O 1994 XD não é o maior asteroide “potencialmente perigoso” que passará próximo à Terra nos próximos dias. Na quinta-feira (15/06), o 2020 DB5, de 488 metros de diâmetro, passará a 2,6 milhões de milhas do planeta.

É possível salvar a Terra de um asteroide?

Em 2022, a Nasa conduziu um teste bem-sucedido em que desviou o curso de um asteroide lançando uma nave contra ele. O teste, chamado de missão Dart, faz parte de um treinamento para salvar a humanidade caso um dia seja necessário desviar a rota de um asteroide que ofereça risco ao planeta.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!