Espaço

Nasa perde contato com estação espacial e precisa de ajuda da Rússia; entenda

Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) tem sete astronautas em órbita

Por Agências
Publicado em 28 de julho de 2023 | 13:08
 
 
 

Um problema de queda de energia em instalações da Nasa, a agência espacial norte-americana, no Texas, fez com que o controle da missão não conseguisse enviar comandos para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e falar com os sete astronautas em órbita. O problema ocorreu na terça-feira, 25, enquanto melhorias estavam sendo realizadas no prédio do Houston Johnson Space Center.

O gerente do programa da estação espacial, Joel Montalbano, disse que nem os astronautas nem a estação ficaram em perigo, e que os sistemas de controle de backup assumiram o controle em 90 minutos. A tripulação foi notificada do problema por meio de sistemas de comunicação russos, 20 minutos após a interrupção.

Foi a primeira vez que a Nasa precisou ativar esses sistemas de backup para assumir o controle, de acordo com Montalbano. A Nasa mantém um centro de controle reserva a quilômetros de Houston, que é acionado no caso de um furacão ou outro desastre exigir evacuações. No caso de terça-feira, contudo, os controladores de voo permaneceram com o controle da missão, uma vez que as luzes e o ar-condicionado continuaram funcionando.

Além da agência americana e dos russos, a EEI é operada atualmente por órgãos da Europa, Japão e Canadá. Com informações da Associated Press. (Agência Estado)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!