MUNDO

Naufrágio mata pelo menos 51 na Turquia

Redação O Tempo


Publicado em 10 de dezembro de 2007 | 21:20
 
 
 
normal

ANCARA, Turquia - Pelo menos 51 pessoas morreram quando uma embarcação repleta de imigrantes ilegais naufragou na costa da Turquia, informaram autoridades locais ontem.

A embarcação de 15 m teria afundado em águas revoltas no sábado, na costa de Seferihisar, ao sul de Izmir, no mar Egeu, disse o governador Orhan Sefik Guldibi. Seis imigrantes foram resgatados com vida e estão hospitalizados.

De acordo com relatos dos sobreviventes, a Guarda Costeira afirmou que havia 85 pessoas no navio. A agência de notícias turca Dogan divulgou que 48 corpos já foram retirados no mar, a maior parte deles levada pelas ondas até a praia.

Esperança
"Estamos tentando manter as esperanças, mas a possibilidade de haver mais sobreviventes está diminuindo", disse Guldibi. Os sobreviventes, que se prenderam a câmaras de pneus infladas, nadaram por conta própria até praias na noite de domingo e gritaram por ajuda, contou Guldibi. Moradores ouviram os gritos e chamaram a polícia.

Dois dos seis sobreviventes são palestinos e a maioria dos imigrantes era de iraquianos, somalis, relatou Guldibi. O grupo teria se reunido na noite de sábado em Izmir e levado à costa onde embarcou no meio da escuridão.

Tragédia
O navio teria naufragado depois de cerca de 2 horas de viagem, informou o governador. Todos os anos, milhares de imigrantes da Ásia e da África chegam ilegalmente à Turquia em busca de emprego e de uma vida melhor nos países da União Européia (UE). Pouco é feito pelos países de origem, contudo, para evitar que tragédias semelhantes se repitam.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!