Estados Unidos

Novo chefe do Pentágono insinua retirada das tropas americanas do Afeganistão

Christopher Miller, nomeado interinamente por Trump nos últimos dias, disse aos soldados que 'é hora de voltar para casa'; qualquer decisão tem que ser executada antes de 20 de janeiro

Por AFP
Publicado em 14 de novembro de 2020 | 15:03
 
 
 
normal

O novo chefe interino do Pentágono, Christopher Miller, disse neste sábado (14), em sua primeira mensagem às tropas americanas, que é "hora de voltar para casa", dando a entender que poderia acelerar a retirada dos militares americanos do Afeganistão e do Oriente Médio. 

"Todas as guerras devem acabar", afirmou Miller, nomeado secretário interino de Defesa na segunda-feira pelo presidente Donald Trump. 

O secretário disse que os Estados Unidos estão empenhados em derrotar a Al Qaeda, 19 anos depois dos ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York, e que estão muito próximos de fazê-lo.

"Esta é a fase crítica em que fazemos a transição de nossa função de liderança para uma função de mais apoio", ressaltou ele em uma mensagem datada de sexta-feira, mas postada na manhã de sábado no site do Departamento de Defesa. 

"Acabar com as guerras exige compromisso e colaboração. Aceitamos o desafio, demos tudo de nós. Agora é a hora de voltar para casa", diz no comunicado. 

Miller não mencionou especificamente nenhuma tropa, mas sua referência à Al Qaeda parece apontar para as do Afeganistão e do Iraque, para onde militares americanos foram enviados após os ataques de 11 de setembro de 2001.

Ex-diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo, Miller foi nomeado chefe do Pentágono depois que Trump demitiu Mark Esper.

O presidente republicano, que perdeu a eleição para o democrata Joe Biden, pressionou pelo retorno das tropas americanas situadas nos dois países desde que chegou à Casa Branca, há quatro anos. 

Qualquer decisão teria que ser tomada nos próximos dias e executada antes que Biden tome posse em 20 de janeiro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!