saúde

OMS decreta em todo o mundo fim da emergência de Covid-19, a pior do século

Doença deixou oficiamente pelo menos 7 milhões de mortos no mundo, está suficientemente controlada

Por Agência
Publicado em 05 de maio de 2023 | 10:47
 
 
 
normal

A Organização Mundial de Saúde anunciou nesta sexta-feira (5/5) que está encerrada a emergência de Covid-19, declarada há mais de três anos. A doença, que deixou oficialmente pelo menos 7 milhões de mortos no mundo, está "suficientemente controlada". Apesar de ser declarado o fim da emergência, o título de pandemia de Covid está mantido. Relembre datas e fatos marcantes da doença. 

“Com grande esperança declaro que a Covid-19 já não é mais uma emergência sanitária de alcance internacional”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, estimando que a pandemia deixou “pelo menos 20 milhões” de mortos, quase três vezes mais do que o balanço oficial de sua organização. 

Tedros calcula que a pandemia deixou “pelo menos 20 milhões” de mortos, quase três vezes mais do que o balanço oficial de sua organização. Os especialistas ouvidos pelo diretor-geral consideraram "que é o momento de passar para uma gestão a longo prazo da pandemia de Covid-19", apesar das incertezas que subsistem sobre a evolução do vírus.

O nível máximo de alerta da organização foi declarado em 30 de janeiro de 2020, poucas semanas após a detecção na China dos primeiros casos da doença viral respiratória contra a qual não havia tratamento específico na época.

A OMS enfatizou que, embora a Covid-19 não seja mais uma emergência sanitária mundial, a doença não desapareceu. “Não podemos baixar a guarda”, frisou a diretora técnica da OMS para a Covid-19, Maria Van Kerkhove, em declarações à imprensa. (AFP)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!