Mundo

Paciente nos EUA é o quarto do mundo a ser curado do HIV

Hospital City of Hope afirmou que cura do homem de 66 anos é decorrente de transplante de células-tronco para tratamento de leucemia

Por O Tempo
Publicado em 27 de julho de 2022 | 18:22
 
 
 
normal

O Hospital City of Hope, localizado nos Estados Unidos, anunciou, nesta quarta-feira (27), que um paciente de 66 anos está em processo de remissão do HIV. Ele é o quarto no mundo a ser declarado curado da doença.

Segundo o hospital, foi realizado um transplante de células-troncos com uma rara mutação genética para o tratamento de leucemia. O procedimento foi realizado no início de 2019 e, desde então, ele parou de tomar os remédios convencionais para o combate ao HIV. Atualmente, ele encontra-se em processo de remissão de ambas doenças há mais de um ano e meio.

"Estamos muito feliz de comunicá-lo [o paciente] de que seu HIV está em remissão e ele não precisará mais tomar remédios da terapia anti-retroviral a qual ele tomou por mais de 30 anos", afirmou Jana Dickter, pesquisadora e professora da divisão de doenças infecciosas do City of Hope.

Segundo o hospital, o paciente não apresentou nenhuma evidência da replicação do vírus HIV desde o transplante."Quando eu fui diagnosticado com HIV em 1988, como muitos outros, eu achei que seria minha sentença de morte", confessou o paciente, que preferiu não ser identificado. "Eu nunca achei que viveria para ver o dia que estaria curado do HIV", completou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!