Conflito

Papa Francisco lamenta morte de duas mulheres em paróquia em Gaza

Uma mãe e sua filha foram mortas a tiros por um soldado israelense no último sábado, no complexo que abriga a única igreja católica

Por Agência
Publicado em 17 de dezembro de 2023 | 09:18
 
 
 

O papa Francisco lamentou, neste domingo (17), a morte de duas mulheres, no sábado, em uma paróquia católica de Gaza e afirmou que, nesse território palestino, há "civis indefesos" que são alvo de disparos e bombardeios. 

"Continuo recebendo informações muito graves e dolorosas de Gaza. Há civis indefesos sendo bombardeados e alvejados. Uma mãe e sua filha (...) morreram, e outros foram feridos pelos disparos de franco-atiradores", disse Francisco ao final de sua oração do Ângelus.

O incidente "aconteceu, inclusive, dentro da paróquia da Sagrada Família, onde não há terroristas, mas sim famílias, crianças, pessoas doentes, ou deficientes", continuou. 

O Patriarcado Latino de Jerusalém informou ontem que uma mãe e sua filha foram mortas por um soldado israelense no complexo que abriga a única igreja católica na Cidade de Gaza. 

"Por volta do meio-dia, um franco-atirador do Exército israelense matou duas mulheres cristãs na paróquia da Sagrada Família de Gaza, onde a maioria das famílias cristãs de Gaza se refugiou desde o início da guerra" entre Israel e o movimento islamista palestino, relatou o Patriarcado em um comunicado. 

"Nahida e sua filha Samar foram assassinadas a tiros, enquanto caminhavam para o convento das irmãs", acrescenta o comunicado, sem especificar a idade das vítimas. 

Outras sete pessoas ficaram feridas, enquanto tentavam se proteger dos disparos, detalha a mesma fonte. 

"Alguém diz 'é o terrorismo, é guerra'. Sim, é guerra, é o terrorismo (…) rezemos ao Senhor pela paz", insistiu o papa, que completa 87 anos neste domingo. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!