tremores

Planeta registra pelo menos três terremotos de grande magnitude; veja onde

Neste fim de semana, foram registrados tremores na Ásia, na Oceania e no Oriente Médio

Por Cinthya Oliveira
Publicado em 25 de fevereiro de 2023 | 19:37
 
 
 

Pelo menos três terremotos de alta magnitude foram registrados no planeta neste fim de semana. O primeiro, de 6,1 graus, atingiu a ilha japonesa de Hokkaido neste sábado (25), enquanto o segundo, de 5,3 graus, provocou pânico na região central da Turquia, país que viveu uma tragédia provocada por um grande terremoto no dia 6 de fevereiro. 

Por fim, a ilha de Nova Bretanha, na Papua Nova Guiné, Oceania, viveu um tremor de 6,2 graus de magnitude, de acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Por lá, já é domingo (26) e não há informações sobre danos ou vítimas. O tremor aconteceu a 38 quilômetros de profundidade.

Segundo a escala Richter, tremores com magnitude acima de 6 graus já podem provocar danos em edificações de construções mais frágeis. Acima de 8, há grandes chances de destruição de pontes, viadutos e quase todas as edificações. 

O tremor no Japão aconteceu às 22h27 locais (10h27 de Brasília) a uma profundidade de 43 quilômetros, de acordo com o USGS, e foi sentido nas cidades costeiras de Kushiro e Nemuro. Até o momento não foram relatadas vítimas ou danos materiais.

Os terremotos são frequentes no Japão, localizado na região conhecida como "Anel de Fogo", um arco de intensa atividade sísmica que inclui o sudeste da Ásia e a bacia do Pacífico.

Na Turquia, desde o início do mês, vários terremotos têm sido registrados por centros especializados. Além do terremoto de 7,8 graus de 6 de fevereiro, que matou cerca de 50 mil pessoas, também houve registro de um tremor de 6,4 graus na segunda-feira (20). Esta ocorrência provocou a morte de pelo menos seis pessoas.

(Com AFP)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!