Xeique árabe ofereceu US$ 1 milhão para comprar o Fusca azul do presidente Jose Pepe Mujica, segundo publicou nesta quinta-feira  (6) a revista Búsqueda. A proposta teria sido feita durante a cúpula de G7+China que aconteceu em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Conhecido pela simplicidade, o governante uruguaio já foi sondado por outros interessados no seu Volkswagen de 1987. Em entrevista à revista Mujica disse ter recebido outras proposta, deixando-o "um pouco surpreso".

Ele afirmou que caso concretize a venda, o dinheiro recebido deverá ser usado no programa de construção de moradias populares "Plano Juntos", o qual o próprio uruguaio contribui doando boa parte do seu pagamento.

Ainda segundo a revista, no mês de setembro deste ano, o embaixador do México, Felipe Enríquez também ofereceu dez veículos em troca do Fusquinha, durante encontro de representantes diplomáticos em Montevidéu. Segundo dados sobre a última declaração de renda do presidente uruguaio, o Fusca azul é avaliado por 70 mil pesos, o equivalente a US$ 2.800.

O ex-guerrilheiro é responsável por projetar o Uruguai internacionalmente em razão da aprovação da lei da maconha (que libera e regulamenta a produção e a distribuição), do aborto e do casamento gay, ele deixa o governo com 58% de aprovação.