Em 24 horas

Putin promove o maior bombardeio do ano na Ucrânia, com 100 cidades atacadas

Governo ucraniano denuncia maior bombardeio russo desde o início do ano, com 100 cidades atacadas em um dia

Por Agências
Publicado em 01 de novembro de 2023 | 10:29
 
 
 

A Ucrânia anunciou nesta quarta-feira (1) que a Rússia bombardeou mais de 100 localidades nas últimas 24 horas, o maior número em apenas um ataque este ano. Desde o início da ofensiva, em fevereiro de 2022, as forças russas dispararam milhões de projéteis de artilharia contra cidades e vilarejos ucranianos próximos das frentes de batalha, o que deixou o leste do país em ruínas. 

"Nas últimas 24 horas, o inimigo bombardeou 118 localidades em 10 regiões", escreveu nas redes sociais o ministro ucraniano do Interior, Igor Klimenko. "Este é o maior número de cidades e vilarejos que sofreram ataque desde o início do ano", acrescentou. O presidente russo, Vladimir Putin, já tinha dito que intensificaria ataques. Ele promoveu, inclusive, simulação de ataque nuclear maciço.

Um ataque russo contra uma refinaria de petróleo em Kremenchuk (centro do país) não provocou vítimas, mas exigiu a presença demais de 100 bombeiros para controlar o incêndio, segundo Klimenko. A Ucrânia e seus aliados ocidentais temem que a Rússia intensifique os ataques contra instalações do setor de energia do país antes do inverno rigoroso (hemisfério norte, verão no Brasil), como aconteceu no ano passado.

Os bombardeios noturnos provocaram uma morte na região de Kharkiv (nordeste) e outra vítima fatal na região de Kherson (sul), informaram as autoridades locais. Uma terceira pessoa morreu e quatro ficaram feridas em um ataque russo com drone em Nikopol, sul do país.

A Força Aérea ucraniana anunciou que derrubou 18 dos 20 drones russos lançados durante a noite. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que derrubou dois drones ucranianos nas regiões de Briansk e de Kursk, próximas da fronteira. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!