Reino Unido

Quatro jornalistas absolvidos em caso de compra de informações

A investigação policial sobre a compra de informações começou após o escândalo das escutas telefônicas de 2011, no jornal News of the World, que expôs o funcionamento obscuro dos tabloides

Por AFP
Publicado em 20 de março de 2015 | 15:21
 
 
 
normal

Quatro jornalistas do tabloide britânico The Sun foram absolvidos nesta sexta-feira pelo pagamento ilícito a pessoas em troca de histórias, incluindo algumas sobre os príncipes William e Harry.

Trata-se do repórter John Kay, do editor da sessão da realeza Duncan Larcombe, do diretor Fergus Shanahan e do vice-diretor Geoff Webster.

Após o anúncio de absolvição, Larcombe condenou a investigação policial como uma "caça às bruxas".

Kay, por sua vez, disse ser "um grande alívio que este sofrimento de três anos tenha terminado".

A investigação policial sobre a compra de informações começou após o escândalo das escutas telefônicas de 2011, no jornal News of the World, que expôs o funcionamento obscuro dos tabloides.

Mas, dos 24 jornalistas acusados por pagamentos ilegais, do The Sun e de outros jornais, apenas dois foram condenados, de acordo com um registro do The Guardian.

Os dois condenados eram jornalistas do News of the World, fechado por seu proprietário Rupert Murdoch após o agravamento das acusações contra os seus métodos, especialmente o grampo dos telefones dos protagonistas de seus artigos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!