Celebração

'St. Patrick's Day': conheça a história por trás da festa popular Irlandesa

A celebração tradicional de Saint Patrick 's Day acontece no dia 17 de março, data em que se lembra o aniversário de morte de São Patrício, o padroeiro do país europeu

Por O TEMPO
Publicado em 17 de março de 2023 | 10:22
 
 
 

A festa de São Patricio, St. Patrick’s Day - em inglês-,  é uma festa popular da Irlanda que se expandiu para vários países do mundo a partir da imigração irlandesa. 

A celebração tradicional de Saint Patrick 's Day acontece no dia 17 de março, data em que se lembra o aniversário de morte de São Patrício, o padroeiro do país europeu. Atualmente, esse é o maior e mais festejado feriado do país localizado próximo da costa da Inglaterra e do País de Gales.

A lenda de São Patrício

A história do feriado mais famoso da Irlanda começou na Grã-Bretanha. Isso porque São Patrício, o símbolo irlandês, nasceu no século IV, na Inglaterra. Segundo pesquisadores, ele viveu até os 16 anos no país, com crenças e costumes pagãos. Inclusive, seu nome sequer era Patrício originalmente.

Em suas memórias espirituais, Confessio, São Patrício descreve como chegou à Irlanda sendo escravo. Porém, ele conseguiu escapar e se reuniu com a sua família na Grã-Bretanha, provavelmente na região da Escócia.

Além disso, há relatos de que quando ele morava na região, sonhava com frequência com a "voz dos irlandeses" pedindo o seu retorno à Irlanda para se tornar um líder religioso. E assim ele fez, Patrício voltou para a Irlanda para evangelizar os povos na doutrina católica.

Na Irlanda ele foi missionário durante 30 anos e se mudou para County Down, condado onde faleceu em 17 de março de 461.

St. Patrick's Day se torna global

Entre 1820 e 1860, quase dois milhões de pessoas deixaram a Irlanda. Muitos devido à Grande Fome (fome da batata) entre 1840 e 1850. Depois, muitos outros migraram no século 20 para se juntar a parentes e escapar da pobreza e do desemprego na Irlanda.

Uma vez estabelecidos, eles encontraram novas maneiras de celebrar o St. Patrick's Day e sua identidade irlandesa em suas novas casas. Mas foi somente em 1903 que a comemoração religiosa da vida desse homem santo passou a ser parte do calendário, sempre no dia 17 de março, aniversário da sua morte.

A data caía sempre em meio à quaresma, que já é um período de restrições comportamentais aos fiéis católicos. Para que a celebração não fosse ofuscada pelos sacrifícios da quaresma, a Igreja Católica suspendeu essas restrições na data, fazendo com que ela se tornasse um momento do povo irlandês comemorar com comida farta, músicas, festas e bebidas.

Mas, a celebração como se conhece hoje ainda demoraria a acontecer. Os tradicionais pubs só foram participar ativamente da festa de São Patrício em 1970, estimulados pelas cervejarias locais.

Símbolos da comemoração de St. Patrick's Day

Além da cor verde, existem alguns símbolos que se repetem ao longo da festa de St. Patrick’s Day. Veja quais são os principais!

  • Trevo de três folhas

A planta já era considerada pelos povos nativos irlandeses (celtas) como um símbolo de boa sorte.

Por isso, conta a lenda que, para conseguir explicar a Santíssima Trindade aos pagãos, São Patrício usou o trevo como uma metáfora. 

Deus seria como o trevo de três folhas: uma unidade que se divide em Pai, Filho e Espírito Santo.

  • Cruz celta

Para conseguir converter os povos celtas em católicos, Patrício precisou adotar a estratégia de adaptar alguns símbolos.

Foi assim que a transição da religião aconteceu de maneira amistosa. 

Com esse objetivo, ele teria unido a cruz católica à cruz solar (de origem irlandesa) para criar a cruz celta, usada até hoje na festa de St. Patrick’s Day.

  • Leprechauns

Na cultura celta, de onde surgiu o povo irlandês, os leprechauns são uma espécie de duendes bem humorados que consertavam os sapatos das fadas.

A festa de Saint Patrick’s Day resgata essa figura do folclore irlandês como forma de relembrar a origem do povo.

  • Corned Beef Boiled

Esse prato de carne com repolho é considerado o prato oficial de St. Patrick’s Day, preparado para combinar com os litros de cerveja que são consumidos.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!