preciosidade

Tesouro com 700 moedas de ouro encontradas em milharal está a venda

O Grande Tesouro de Kentucky foi descoberto em uma fazenda no início deste ano

Por Agências
Publicado em 14 de julho de 2023 | 15:49
 
 
 

Um tesouro de mais de 700 moedas de ouro da época da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, encontrado enterrado em um milharal no estado de Kentucky, está à venda e a expectativa é que milhões de dólares sejam pagos por ele.

O "Grande Tesouro de Kentucky" foi descoberto em uma fazenda no início deste ano, de acordo com a empresa que classificou as moedas e a que as está vendendo. A localização exata e a identidade de quem encontrou as moedas não foram reveladas.

Segundo a GovMint.com, responsável pela venda, o tesouro data de 1840 a 1863 e inclui moedas de 1, de 10 e de 20 dólares.

Entre elas estão 18 moedas Liberty de ouro de 20 dólares cunhadas em 1863 na Filadélfia, consideradas raras no setor. De acordo com a empresa, cada uma alcança valores de seis dígitos entre colecionadores.

"O impressionante número de mais de 700 dólares de ouro representa uma cápsula do tempo virtual da moeda da época da Guerra Civil", disse Jeff Garrett, um negociante de moedas que foi contatado pelo homem que encontrou o tesouro, em um comunicado.

Kentucky adotou uma posição neutra durante a Guerra Civil de 1861-1865 entre o sul escravocrata e o norte do país, mas acabou sendo arrastado para o conflito.

"O Grande Tesouro de Kentucky pode ter sido resultado desse conflito, com as moedas perdidas por mais de 150 anos", afirmou a Numismatic Guaranty Company, que certificou a autenticidade da descoberta.

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!