Julgamento

Tribunal declara Derek Chauvin culpado pela morte de George Floyd

Ex-policial foi considerado culpado nas três acusações de homicídio contra o ex-segurança negro

Por Da Redação com AFP
Publicado em 20 de abril de 2021 | 18:18
 
 
 
normal

O ex-policial Derek Chauvin foi declarado culpado nesta terça-feira pela morte de George Floyd, em maio de 2020, em Mineápolis, nos Estados Unidos.

Chauvin foi considerado culpado nas três acusações de homicídio contra o ex-segurança negro - homicídio culposo, negligência ao assumir o risco consciente de causar a morte de Floyd, causar a morte, sem intenção, através de um ato perigoso, sem consideração pela vida humana.

Ele permanecerá preso até a sentença, que só sai daqui há 8 semanas.

O ex-policial foi filmado ajoelhado no pescoço de Floyd por mais de nove minutos, enquanto o homem de 46 anos algemado implorava "por favor, não consigo respirar".

As imagens, filmadas por pedestres testemunhas da prisão de Floyd, acusado de comprar cigarros com uma nota falsificada de 20 dólares, geraram protestos massivos dentro e fora do país contra a injustiça racial e a brutalidade policial.

Advogado

O advogado Ben Crump, que atua em defesa da família Floyd, elogiou a condenação do ex-policial branco pelo "assassinato" do afro-americano George Floyd como "um ponto de inflexão na História dos Estados Unidos". 

"A justiça obtida com dor finalmente chegou para a família de George Floyd", Crump tuitou quando Derek Chauvin foi declarado culpado de todas as três acusações de assassinato e homicídio culposo, em decisão unânime de um júri de Minneapolis.

"Este veredicto é um ponto de inflexão na História e envia uma mensagem clara sobre a necessidade de responsabilização por parte das forças de ordem. Justiça para os Estados Unidos negro é justiça para todo os Estados Unidos!".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!