Nos EUA

Trump diz que ONU virou 'um clube para as pessoas se divertirem'

Declaração do presidente eleito é feita três dias após o Conselho de Segurança aprovar uma resolução que condena as colônias israelense em terras palestinas

Por Agência Estado
Publicado em 26 de dezembro de 2016 | 22:42
 
 
 
normal

O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump está questionando o papel da Organização das Nações Unidas (ONU), três dias após o Conselho de Segurança aprovar uma resolução que condena as colônias israelense em terras palestinas.

"A ONU tem tanto potencial, mas agora é só um clube para as pessoas se reunirem, conversarem e se divertirem. Muito triste!", escreveu Trump em sua conta oficial no Twitter.

Na sexta-feira (23), quando a resolução foi aprovada por 14 dos 15 membros do Conselho de Segurança (os EUA se abstiveram), Trump disse que ficaria "muito mais difícil negociar a paz" com a derrota de Israel na ONU. "Mas vamos conseguir mesmo assim!", tuitou.

Nesta segunda-feira (26), o embaixador israelense nos Estados Unidos, Ron Dermer, disse em entrevista à CNN nesta segunda-feira que o país tem provas do envolvimento do governo Barack Obama na resolução. "Nós vamos apresentar essa prova ao novo governo por meio dos canais apropriados. Se eles quiserem compartilhar com o povo norte-americano, podem fazê-lo", disse Dermer.

Dermer aproveitou para acusar os palestinos de estarem tentando implementar uma guerra legal e diplomática contra Israel. "Eles não querem negociar a paz conosco. Eles querem culpar Israel pela falta de paz e internacionalizar o conflito", afirmou.

Fonte: Associated Press

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!