'temblor'

Vídeos: Forte tremor de magnitude 6,1 atinge Bogotá e centro da Colômbia

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou uma magnitude de 6,3 na Escala de Richter

Por Agências
Publicado em 17 de agosto de 2023 | 15:40
 
 
 
normal

Um forte terremoto de magnitude 6,1 atingiu o centro da Colômbia e sua capital, Bogotá, nesta quinta-feira (17), embora nenhuma vítima ou dano tenha sido relatado, informou o Serviço Geológico Colombiano. 

O tremor teve epicentro no município de El Calvario, no departamento de Meta e ocorreu às 12h04 locais (14h04 no horário de Brasília) a uma "profundidade superficial inferior a 30 km", disse a entidade na rede social X (antigo Twitter). O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou uma magnitude de 6,3. 

Segundo usuários nas redes sociais, o movimento também foi sentido com força em Villavicencio, Bucaramanga, Tunja, Ibagué e outras cidades próximas ao epicentro. 

Veja vídeos:
 


 

A Praça de Bolívar, próximo à sede da Presidência em Bogotá, rapidamente ficou lotada de pessoas que chegavam correndo dos prédios vizinhos, de acordo com imagens compartilhadas pelas redes sociais.

Cerca de 10 minutos após o primeiro evento, o centro geológico registrou uma réplica com epicentro na cidade de Villavicencio, no mesmo departamento, desta vez de magnitude 5,6. 

Este segundo tremor ocorreu enquanto dezenas de pessoas saíam de prédios na capital, constatou a AFP. 

"Verificou-se no município de Calvario, Meta, que foi realizada a evacuação de todo o município. Houve apenas danos em janelas de residências e estabelecimentos", afirmou um representante da Unidade Nacional para a Gestão do Risco de Desastres (UNGRD) a jornalistas. 

De acordo com a mesma fonte, em Villavicencio, foram relatados deslizamentos e estão "verificando mais danos".

O centro da Colômbia tem grande atividade sísmica e uma das principais falhas geológicas do país.

(AFP)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!