Sem conversa

Zelensky descarta negociação com a Rússia após reunião com líderes africanos

A delegação africana se reunirá neste sábado com o presidente russo, Vladimir Putin, em São Petersburgo

Por Agências
Publicado em 16 de junho de 2023 | 15:58
 
 
 
normal

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, descartou, nesta sexta-feira (16), qualquer negociação com a Rússia, após se reunir com líderes africanos que buscam mediar o conflito entre Kiev e Moscou. "Disse claramente várias vezes em nossa reunião que permitir qualquer negociação com a Rússia agora que o ocupante está em nossa terra é congelar a guerra, congelar a dor e o sofrimento", declarou Zelensky aos repórteres, após o encontro, que contou com vários governantes, incluindo o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. 

Antes de invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022, a “Rússia tentou por muito tempo enganar o mundo com [os acordos de paz de] Minsk”, que pretendiam solucionar o conflito com os separatistas apoiados por Moscou no leste da Ucrânia, usados pela Rússia para preparar uma nova ofensiva, disse Zelensky.

“Está claro que a Rússia tenta de novo utilizar sua velha tática de enganação. Mas a Rússia não vai mais conseguir enganar o mundo”, acrescentou. “Não vamos dar uma segunda oportunidade", garantiu.

A delegação africana se reunirá neste sábado com o presidente russo, Vladimir Putin, em São Petersburgo. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!