Tablets, computadores e receituários médicos foram furtados de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada desta quarta-feira (25). Além disso, diversos equipamentos foram quebrados nos dois locais, comprometendo o atendimento. As duas unidades ficaram fechadas pela manhã. As autoridades ainda contabilizam os prejuízos, que inicialmente já somam R$ 60 mil, conforme os primeiros levantamentos da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

Uma das unidades alvo dos bandidos, a UBS Santa Rita foi acessada pelos  criminosos por meio de uma escada apoiada no muro de uma residência vizinha, que está em construção. Eles entraram no local pela janela dos fundos.

Nesta unidade, foram furtados cinco tablets e cabos de computadores. Houve danos a diversos equipamentos: cabos foram arrancados, um computador acabou quebrado e deixado inutilizado, uma antena de Wi-Fi ficou danificada, janelas foram arrombadas, armários, violados, cadeados acabaram quebrados, teclados e mouses ficaram espalhados no chão e gavetas  foram arrombadas.

Siga o Super Notícia no Instagram

Já na UBS Baronesa, o acesso foi forçado com a quebra dos cadeados do portão e da porta principal. Os invasores também quebraram o vidro da janela da sala dos agentes comunitários de saúde e forçaram a entrada na sala de vacina.

Foram furtados do local 11 CPUs, um tablet, um impressora e receituários azuis, o que resulta em um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 60 mil somente nessa UBS.

Casos são investigados

Até a publicação desta reportagem, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia, informações preliminares apontavam para quatro suspeitos. A pasta aguarda retorno das autoridades policiais sobre o andamento das investigações e não informou se os crimes teriam sido cometidos pelas mesmas pessoas.

Por conta dos trabalhos policiais, as duas UBS tiveram os atendimentos suspensos na parte da manhã, e os serviços foram normalizados durante a tarde, conforme a secretaria.

A Polícia Militar (PM) foi acionada e recebeu as imagens do circuito interno de segurança da UBS Santa Rita. Já a UBS Baronesa não possui sistema de vigilância por câmeras.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia informou, por meio de nota, que segue colaborando com a PM e demais órgãos competentes para que os responsáveis sejam identificados e as medidas cabíveis, tomadas.

Investigação

Procurada pela reportagem do Super Notícia, a Polícia Civil respondeu que foi acionada e está investigando os dois crimes.