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Bola da vez
De Nova York, o presidente do conselho da MRV Engenharia, Rubens Menin, conta que está notando pelas conversas que tem tido com investidores estrangeiros que o Brasil está retomando o posto de “bola da vez” para quem quer aplicar dinheiro por aqui. O Brasil está voltando a ter prioridade nos moldes dos anos de 2007 e 2008, conta o fundador da MRV. Tudo por conta de um somatório de fatores: “Eles (os investidores) acreditam que o Brasil tem um estado de direito com democracia. É um país grande e estão notando que vale ficar de olho em alguns setores”, explica Menin, além, é claro, de estarmos vivendo n um momento de mercado global com dinheiro.
Demografia
As áreas de interesse dos investidores estrangeiros no Brasil são aquelas para investimentos ligados à demografia. “Temos um mercado interno de consumo, as empresas de varejo estão indo muito bem”, atesta Rubens Menin. O executivo conta que o investidor é aquele do mercado de capitais, que compra ações de empresas e investe em títulos e o interesse deles é em relação a todas as empresas ligadas ao mercado de consumo. Animadíssimo, Menin também conta que a mineira MRV vai continuar crescendo e manter projetos em 2018.
O fundador da MRV Engenharia, Rubens Menin, e seu filho, Rafael Menin, atual presidente
Dotz em Minas
A Dotz, programa de fidelidade, fez oito anos de operação em Minas Gerais com cerca de 2,5 milhões de clientes, 40 parceiros e presença em mais de 25 cidades do Estado. “Somente em Minas Gerais vamos alcançar em 2018 mais varejos nas áreas atuais, além da expansão para o Norte de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata. Nosso propósito é mudar o comportamento do cliente de forma rentável para a empresa e para o cliente. A oferta certa, para o cliente certo. E esta entrega de valor ao cliente e ao varejista nos levará a um crescimento de 35% comparado ao ano anterior, em Minas Gerais”, diz Cláudia Campolina, diretora regional da Dotz.
Cláudia Campolina, diretora regional da Dotz, que vem conquistando expansão geográfica
Com pista de pouso de 1.200 m², o condomínio Fly-in Vilagge Escarpas Internacional passa pelos arremates finais da obra que está 95% concluída em Escarpas do Lago
Fly-in Vilagge Escarpas Internacional
Nos arremates finais do Fly-in Vilagge Escarpas Internacional, condomínio de lotes em Escarpas do Lago (MG), os sócios do empreendimento exclusivo Alexandre Penido e Márcio Bissoli já têm 95% da obra concluída. “São 87 lotes com média de 3.000 m² cada e com 40 metros de frente para a represa, o dobro (do que existe) na região”, conta Penido. Mas, o maior diferencial é a pista de pouso, homologada pela Anac, de 1.200 metros com a modalidade dos lotes. “A pessoa pode parar o avião na sua própria residência, se desejar. Senão, tem um pátio asfaltado para deixar o avião angarado”, diz Penido.
Mercado de luxo
Com projeto de Gustavo Penna e paisagismo de Carla Pimentel, o Fly-in Vilagge Escarpas Internacional está com 75% dos lotes comercializados. O preço médio é de R$ 1,5 milhão, mas, tem desconto, de acordo com o sócio da MPA Empreendimentos que é dona do Fly-in, Alexandre Penido. “Todos os lotes de marina, mesmo com a baixa da represa, continuam tendo água na frente”, garante o executivo. Com quatro quadras de tênis, quadra de futebol, duas beach tênis, espaço gourmet, área para academia e área de piscina com raia, Penido conta que o público comprador é formado por mineiros e paulistas.
Da esquerda para a direita, o empreendedor do Fly-in Vilagge, Alexandre Penido; o presidente do Instituto Áquila, Rodrigo Godoy; e o empresário Paulo Bressane
Clima de otimismo
O presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE-MG), Sérgio Frade, garante que existe um clima de otimismo no mercado em função da retomada do crescimento, ainda que modesta. Para o fundador da corretora mineira Solutions Gestão de Seguros, a prevalência da autoridade do judiciário como no julgamento do ex-presidente Lula reforça a confiança nas instituições e aumenta o grau de confiança dos investidores. Mas Frade diz que não será um ano fácil em função das eleições. “A demanda de obras para infraestrutura é gigante, o governo precisa se atentar para isso, inclusive para gerar empregos e girar a economia. Mas logo vem o período de proibição dos investimentos devido ao período das eleições e o atraso”, lamenta.
Na sexta edição do Prêmio ADCE de Responsabilidade Social Empresarial, o presidente da ADCE, Sérgio Frade; o homenageado Emerson de Almeida; Nilda e Maria Flávia Máximo
Veotex
Nascida em Belo Horizonte, a Veotex, empresa de fornecimento de soluções em segurança eletrônica, fez acordo de cooperação operacional com a norte-americana Honeywell. “Teremos toda a assessoria técnica e acesso ao catálogo de equipamentos e soluções da Honeywell, que serão disponibilizados pela Veotex a todos os seus clientes. A Honeywell é a líder mundial em sistemas de detecção e combate a incêndios. Uniremos a expertise da Veotex no desenvolvimento e integração de sistemas de segurança, com a altíssima qualidade e enorme experiência operacional da Honeywell”, explica Claudio Gaspari, diretor-presidente da Veotex.
Segurança eletrônica
Atualmente, a divisão de pesquisa & desenvolvimento da Veotex – onde funciona a área de inteligência tecnológica da empresa de segurança eletrônica – fica na capital mineira. No Estado, a companhia gera aproximadamente 55 empregos entre diretos e indiretos. No Brasil, a Veotex tem cerca de cem funcionários diretos e 200 indiretos atuando em todas as capitais e em mais 350 municípios brasileiros. Atualmente, o Grupo Graber é o único acionista da empresa fundada por mineiros.
Claudio Gaspari, diretor-presidente da Veotex, faz parceria para aumentar o leque de atuação
Via Varejo
A modalidade Retira Rápido da Via Varejo está em expansão. Os clientes que comprarem nos e-commerces das lojas Casas Bahia e Pontofrio já podem retirar os produtos em armários de autoatendimento disponíveis em postos de combustível e em agências dos Correios. Em Belo Horizonte, o serviço já está em dez agências de Correios. “Hoje, um a cada quatro pedidos por minuto comercializado nos nossos e-commerces é retirado nas lojas físicas, o que totaliza mais de 200 mil vendas por mês”, comemora Flavio Salles, diretor de multicanalidade da Via Varejo.
Mais lojas
Em 2018 a Via Varejo irá abrir entre 70 e 80 lojas no formato smart no Brasil, e Minas Gerais também receberá essa novidade. Atualmente, a empresa tem 108 lojas em Minas divididas nas bandeiras Casas Bahia e Pontofrio, empregando 4.995 colaboradores no Estado.
Flavio Salles, diretor de multicanalidade da Via Varejo está ampliando os serviços da empresa
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