Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Vida Saudável

Vivendo mais e melhor

A expectativa de vida vem aumentando em todo o mundo! Estamos vivendo mais, inclusive no Brasil! Mas isso significa que estamos vivendo melhor?

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 10/02/19 - 03h00

A expectativa de vida vem aumentando em todo o mundo! Estamos vivendo mais, inclusive no Brasil! Mas isso significa que estamos vivendo melhor? A expectativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a fatia de pessoas com 60 ou mais anos de vida na população mundial chegue a 22% até 2050 – hoje é de 12%. Estamos falando em quase dobrar a população de idosos nos próximos 30 anos.

Em comparação com o ano de 1990, a expectativa de vida global para ambos os sexos aumentou em seis anos, indo de 65 para 71 anos. No entanto, a expectativa de vida saudável global – que considera a convivência com quadros fatais ou não e doenças crônicas, como as cardiopatias, doenças pulmonares e diabetes – subiu apenas cinco anos, avançando de 56 para 62 anos. Em outras palavras, se antes a população mundial vivia, em média, oito anos com alguma enfermidade, hoje esse tempo aumentou para nove anos, ou seja, as pessoas estão vivendo mais, mas passam uma parte do tempo de suas vidas com alguma doença.

Claro que isso pode ser minorado, dado que alguns fatores são preponderantes nesta equação da vida, como ter uma alimentação saudável, acesso à educação básica, praticar atividades físicas e ter uma carga genética “privilegiada”. É o conjunto destes fatores que explicam a tendência a um envelhecimento com mais ou menos saúde. 

Pesquisas apontam que as mulheres apresentaram maior expectativa de vida quando comparadas aos homens, no entanto com saúde pior, ou seja, as mulheres vivem mais, porém com mais doenças. Não basta viver mais, é preciso viver mais e melhor – com mais saúde e qualidade de vida. 

E são pequenas atitudes que fazem a diferença quando o assunto é tempo e qualidade de vida. Portanto, inicie por colocar em prática a hidratação diária. Procure beber bastante água, pois isso vai ajudar a manter o corpo hidratado e a eliminar as substâncias tóxicas do organismo. Persiga uma alimentação equilibrada, de preferência colorida e com baixo teor de gorduras saturadas. Invista em alimentos ricos em fibras, pois contribuem para o bom funcionamento da flora intestinal e aumentam a sensação de saciedade após as refeições. Não exagere no consumo de sal, pois ele pode piorar os quadros de hipertensão arterial. 

Não se esqueça de que a exposição ao sol, nos horários antes das 9h e após as 17h, é importante para a produção de vitamina D. Aproveite este momento e, em paralelo, faça uma caminhada diária. De igual forma, pratique sexo seguro, não abrindo mão do preservativo nas relações sexuais, caso não tenha parceiro fixo. Modere no álcool e não fume. 

Termine seu dia procurando ter uma boa noite de sono. É neste momento que seu organismo se reequilibra, as conexões neurais são refeitas e, por consequência, você vai acordar revigorado e pronto para o dia seguinte com boa disposição e bom humor. 

A vida é como uma peça de teatro que não permite ensaios. Cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Faça uma boa semana. 

O que achou deste artigo?
Fechar

Vida Saudável

Vivendo mais e melhor
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter