Editorial O TEMPO

Editorial O TEMPO

Leia os editoriais de O TEMPO diariamente

EDITORIAL

Vidas abreviadas pelo tráfico

Leia editorial sobre a chacina em Ribeirão das Neves

Por Editorial O TEMPO
Publicado em 24 de maio de 2024 | 17:57 - Atualizado em 25 de maio de 2024 | 09:06
 
 
 

O assassinato de um homem, do filho e da sobrinha dele em Ribeirão das Neves, ontem, possivelmente motivado pelo tráfico de drogas, é a face mais violenta desse crime que avança em Minas Gerais. 

Morreram Heitor Felipe, de 9 anos, o pai dele, Felipe Júnior Moreira Lima, de 26 anos, e uma prima, Layza Manuelly de Oliveira, de 11. A comoção com o caso é potencializada por ter duas crianças entre as vítimas.

Os mortos em Ribeirão das Neves não são apenas números, mas fazem parte de uma triste estatística. Um terço de todas as mortes violentas intencionais no Brasil está ligada a drogas ilícitas, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em estudo do ano passado. Os crimes relacionados às drogas diminui em 4,2 meses a expectativa de vida dos brasileiros e gera um prejuízo de R$ 50 bilhões anuais.

Em Minas Gerais, recentemente, o avanço de facções do crime organizado tem mobilizado as ações das forças de segurança estaduais. No caso de Ribeirão das Neves, ainda não se sabe se os suspeitos fazem parte de alguma grande organização criminosa como o PCC e o Comando Vermelho.

Instituições de segurança pública de Minas Gerais fizeram duas operações mirando barrar o avanço de grandes facções de outros Estados em Minas. As ações se concentraram na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro, além da capital.

A supressão das facções em nível estadual e nacional é parte imprescindível para a redução das mortes violentas e de todas as mazelas trazidas pelo tráfico. O crime seduz jovens, principalmente da periferia, com promessa de dinheiro fácil, corrompendo a liberdade do indivíduo. Às famílias restam o luto e o trauma.

No aspecto legal, leis mais rigorosas e eficazes de combate ao tráfico são essenciais, incluindo penas mais duras para traficantes e políticas de confisco de bens. Uma missão para os representantes no Congresso Nacional.

Juridicamente, é crucial fortalecer o sistema judiciário para garantir que os responsáveis sejam devidamente julgados e punidos, além de investir em programas de ressocialização para os envolvidos no tráfico. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!