Impactar e influenciar o público em um mercado que se torna cada vez mais competitivo é um grande desafio para as empresas. Por isso, as organizações estão sempre em busca de novas estratégias para fidelizar e atrair os consumidores. A mais recente tática criada com esse propósito é o marketing experiencial, que tem ganhado bastante espaço no mercado, passando, inclusive, a fazer parte da estratégia de várias empresas.
Visando a resultados para além das vendas, esse tipo de estratégia tem como objetivo engajar o cliente por meio de experiências positivas com a marca. De acordo com pesquisa da agência de marketing digital Single Grain, 74% dos consumidores afirmam que se engajar em campanhas de experiência amplia suas chances de realizar uma compra.
O conceito serve para estimular a participação ativa do consumidor em campanhas e ações que a empresa promove. A Heineken, por exemplo, é uma das organizações que mais utilizam o marketing experiencial com excelência. Em uma de suas campanhas, em 2016, usando a parceria com a Liga dos Campeões da Europa, a marca fez uma campanha com casais em São Paulo para oferecer a oportunidade de assistir à grande final no estádio.
Outras grandes marcas, como Coca-Cola e Amazon, também fazem o uso do marketing experiencial, mas quem ainda está aprendendo sobre essa estratégia vai perceber que esta não é uma tarefa simples. O ideal é iniciá-la dentro da empresa, ou seja, é impossível levar novas experiências para os clientes se os próprios funcionários não estiverem engajados nos propósitos da organização. Por isso, treinar os colaboradores para que compreendam a estratégia e saibam como aplicá-la é fundamental. Além disso, explorar a criatividade e participação dos empregados é essencial para que ideias inovadoras surjam.
Outro ponto de extrema importância é que em muitas empresas as estratégias do marketing experiencial ficam voltadas apenas para os pontos de venda. Isso não é algo ruim, mas acaba limitando a experiência do consumidor. Por isso, pensar “fora da caixa” e trazer experiências memoráveis, e não só comerciais, é uma forma de atrair e fidelizar o público.
Vale ressaltar que conhecer o público da empresa é essencial, já que uma boa experiência para o cliente começa no primeiro contato que ele tem com a organização. Por meio de ferramentas de relacionamento, como chat e e-mail marketing, é possível conhecer de forma mais profunda o cliente e entender que tipo de experiência ele deseja ter com a marca.
Os resultados com o marketing experiencial não são imediatos. As estratégias desse conceito devem ser bem elaboradas e testadas. Na maioria das vezes é necessário um orçamento específico para as ações de experiência com os clientes. Nesse momento o planejamento, para entender quais são as expectativas do consumidor, é indispensável para criar uma experiência impactante, memorável e que produzirá resultados para a empresa.