No dia 8 de setembro próximo a TV Aparecida completa duas décadas no ar. Pode-se dizer que é uma jovem metida a adulta em meio às emissoras abertas veteranas. É porque embora ainda tão jovem, o canal católico vem conquistando com louvor o seu espaço. Sem burlar o seu principal pilar, que é evangelizar, ela estruturou direitinho a sua programação. Utiliza os principais ingredientes necessários a uma televisão, não se restringindo ao conteúdo religioso. Seu elenco, embora não somente de estrelas, é de muito talento e competência. E no quesito tecnologia, estrutura e abrangência não fica atrás das grandonas. E não são poucas as vezes que essa TV, literalmente abençoada por seu dinamismo, chega a ultrapassar algumas concorrentes que estão há muito mais tempo no ar.
Vamos aos atuais números da TV de Nossa Senhora: está entre as 14 maiores redes de televisão do Brasil em abrangência, segundo a ANATEL. Sua programação é presente em 26 estados e suas capitais, e em 1297 municípios. Além disso, seu sinal está disponível nas principais tevês por assinatura e dispositivos de aparelhos de televisão. Já no quesito audiência, ocupa a 8ª posição entre as TVs abertas na Praça Grande São Paulo.
Na atual grade da TV Aparecida, cuidadosamente formatada, o público conta com vários programas que cumprem bem o seu papel: divertir e informar. E isso sempre de forma bastante respeitosa para entrar nos lares da família brasileira. Existe por parte do canal esse imenso cuidado, coisa que há algum tempo não é levado tão a sério por concorrentes.
Na programação, não só matutina mas também vespertina, a força da audiência da TV Aparecida vem das missas exibidas ao vivo, diretamente do Santuário de Aparecida ou da Igreja Histórica. E entre outras atrações religiosas das manhãs a grade tem programas variados para todos os gostos, idades e gêneros. Tem um dirigido às crianças, o Devotos Mirins Show, com a garotinha Ana Lívia. Na sequência, já na parte da tarde, vem o voltado à culinária, o Sabor de Vida, comandado pelo chef Leonardo Rincon e pela Bianca Láua. E aí chega o “Faça Você Mesmo”, de artesanato, apresentado por Rogério Chiaravalli. Em seguida o Viva a Tarde, uma revista apresentada por Abiane Souza. Fechando a tarde, pouco antes da missa das seis, a emissora apresenta o noticioso TJ Aparecida com os fatos do dia.
Já o cardápio de atrações noturnas varia a cada dia da semana. Tem o musical, cujo gênero é um dos grandes carros chefes da emissora, o Aparecida Sertaneja, apresentado por Mariangela Zan. Já o Quarta Show, comandado por Rogério Chiaravalli, é voltado aos games. Também na programação noturna é exibido o Arquivo A traz grandes reportagens. Tem ainda séries, como o Expedições ao Sagrado, com Rodrigo Alvarez, documentários e filmes de sucesso.
Já nos finais de semana a TV Aparecida, além de seus programas religiosos, oferece produções como o Você Bem Melhor, que tem um médico, o Dr. Rodrigo Rangel à frente, o Retratos Femininos, apresentado por Abiane Souza, e o De Papo com Amanda Françozo, todos com pautas inteligentes e inspiradoras.
As manhãs de domingo é um espetáculo à parte no canal. Ao vivo, o Terra da Padroeira, prata da casa desde a inauguração do TV Aparecida, há 20 anos, é apresentado por Kleber Oliveira. E a animação fica por conta de Tonho Prado e Menino da Porteira.
Concepção e inauguração
A possibilidade da TV Aparecida foi pensada por cerca de 40 anos pelos Missionários Redentoristas, entre 1965 a 1997. Quando foi celebrado os 50 anos da Rádio Aparecida, em 8 de setembro de 2001, a direção da Fundação Nossa Senhora Aparecida, na época, decidiu buscar um canal disponível para a cidade de Aparecida (SP) no plano básico de radiodifusão – relação de canais aprovados pela Anatel para todo o país.
A proposta de que o canal 59 em UHF fosse concedido para a Fundação Nossa Senhora Aparecida foi bem recebida. E no dia 05 de maio de 2001, o Ministro Pimenta da Veiga, após a participação na Santa Missa, assinou em cerimônia realizada na Rádio Aparecida o projeto de concessão da TV Aparecida. Já em 31 de outubro do mesmo ano foi assinado em Brasília/DF o contrato entre o Ministério das Comunicações e a Fundação Nossa Senhora Aparecida. Assim, a emissora de Nossa Senhora entrou no ar em 8 de setembro de 2005.
Por tudo isso, a TV de Nossa Senhora Aparecida chega aos 20 anos com os pés firmes no mercado televisivo e visionária em seu constante crescimento e cuidado com a qualidade de seu conteúdo. Que venham muitos outros anos. Parabéns!
Você está lendo um conteúdo originalmente publicado no Observatório da TV. Confira mais em: https://observatoriodatv.com.br