O período escolar é, possivelmente, o mais longo fora do “aconchego dos pais”, o que pode gerar uma mistura de sentimentos como dúvida, ansiedade e insegurança para os responsáveis e seus filhos. Essas são emoções naturais, já que estão relacionadas a uma experiência nova. A adaptação escolar não é fácil, ainda mais na educação infantil. Pois, além dessa mistura de sentimentos, os pais precisam sentir segurança ao colocar seus filhos na escola.
Um grande ponto de preocupação nesse processo é encontrar uma instituição que fomente e desenvolva os valores que os pais acreditam. Além disso, a maioria dos responsáveis valoriza uma instituição que dialogue com a família e que ofereça um espaço de acolhimento e estímulos.
Nem sempre essa procura é fácil e pode ser um momento de transtorno para as famílias. No entanto, existem formas para melhor se preparar para essa fase tão importante para o desenvolvimento infantil.
O primeiro ponto é entender que a escola perfeita não existe. A instituição ideal é aquela que oferece as ferramentas necessárias para a criança crescer em conhecimento e habilidades socioemocionais. Para isso, deve existir uma comunicação aberta e transparente entre a família e a escola, esclarecendo as dúvidas e acolhendo as necessidades da criança. Sentir segurança no espaço escolar é fundamental para uma boa adaptação.
Os pais, também, precisam conversar com seus filhos durante a adaptação. Perguntar sobre as atividades feitas, sobre o lanche e os colegas de classe, ajuda a criança a construir memórias afetivas com a escola. E a escola deve continuar esse trabalho em sala de aula, criando estratégias que deixem a criança mais confortável.
Por isso, deve existir uma busca constante da equipe pedagógica em proporcionar um ambiente que incentive o aprendizado e a criatividade dos estudantes.
Durante a fase de adaptação da criança, o ideal é que os pais estabeleçam um bom convívio social e participem dos eventos e ações da escola. Essa participação contribui para estimular que os filhos desenvolvam amizades com outras crianças e interajam ainda mais com o que envolve o contexto escolar.
A adaptação escolar é um desafio emocionalmente complexo para todos: pais, crianças e escola. Por isso, a parceria entre os agentes envolvidos é a chave para não superar os desafios, mas também cultivar um ambiente educacional enriquecedor.
(*) Fernanda Queiroga é diretora pedagógica do Bernoulli Go