O alto volume de demandas, informações a serem consumidas e selecionadas e o ritmo acelerado de acontecimentos imprimem às pessoas uma rotina desafiadora. Frequentemente, o dia é finalizado com a sensação de que faltou tempo para concluir as atividades. Você já teve essa impressão?

Estes são alguns dos grandes vilões para os adoecimentos físicos e psíquicos, como burnout, ansiedade, depressão, obesidade e dores diversas. Aprofundar e investir no autoconhecimento e autogestão é uma alternativa para quem busca uma vida mais saudável.

O autoconhecimento perpassa a habilidade de conhecer seus talentos, suas vulnerabilidades e ter a compreensão de quais valores, princípios e situações regem a sua vida. Além disso, refletir sobre o que cabe ou não na rotina é um importante passo para entender os gatilhos que geram tanto emoções negativas quanto positivas. 

Nesse processo é necessário ter coragem para aceitar as limitações do corpo, da mente, do tempo e ter coragem para lidar com as vulnerabilidades, sem culpa. Para isso, é necessário mudar alguns comportamentos, como: tirar a capa de super-herói, não ter receio de pedir ajuda e contar com as parcerias para apoiar e superar desafios e dificuldades. Além disso, é necessário cuidar da saúde física, mental e espiritual e aprender, também, a priorizar e a dizer “não” para as atividades, pessoas e situações que causam sofrimento. 

Já para encaixar as demandas pessoais e profissionais na agenda, contamos com a competência da autogestão, que auxilia na organização das atividades diárias, fazendo você assumir as rédeas da sua vida e agenda. Para isso, compreenda o seu contexto e priorize de forma correta seu gasto de energia e os impactos em sua vida. Organize suas atividades considerando os horários que você está com mais disposição e saiba detectar os horários em que você se encontra mais cansado. Tenha disciplina para cumprir a programação e deixe alguns espaços na agenda para você reprogramar ou mudar a rota quando necessário.

Realizados esses passos, avalie: a sua agenda reflete as suas prioridades? As suas atividades estão te aproximando da pessoa e profissional que você deseja ser? Refletir sobre as suas escolhas, como está utilizando um dos seus bens mais preciosos, o tempo, que é finito, é um exercício desafiador, mas que poderá te ajudar a ter uma vida mais produtiva e alinhada à sua essência e valores.

Convido você a desenvolver uma atitude ambidestra, ou seja, cuidar do seu presente e do seu futuro, com excelência, na sua rotina diária. Não espere o momento ideal chegar para assumir o protagonismo da sua vida e agir, o melhor momento é o agora! O que você faz hoje se refletirá na vida que você terá no futuro. Conecte-se com a sua história, ela te trouxe até o patamar em que você está hoje. Fortaleça-se, sonhe alto e comece a jornada de construir essa “ponte” que levará você à concretização dos seus sonhos. E não se esqueça de comemorar as pequenas conquistas, afinal, a jornada precisa ser prazerosa.

Finalizo com uma pergunta para sua reflexão: como você está conduzindo o seu presente para alcançar o seu futuro? E te convido a ser a sua melhor versão possível.

Renata Santana é diretora de Gente e Gestão – Grupo Friopeças e associada à Amcham