O mundo corporativo, assim como a sociedade contemporânea, vem passando por transformações profundas e rápidas. Os processos tecnológicos, dinâmicos e autômatos, estão modificando cotidianamente os modos em que as organizações desenvolvem seus processos e procedimentos.
O RPA, ou Automação Robótica de Processos, é uma das novas possibilidades tecnológicas que se destaca por sua capacidade de executar tarefas de forma altamente precisa e eficiente, contribuindo de maneira precisa para o desenvolvimento das atividades em uma organização.
Cada vez mais as empresas têm internalizado o RPA dentro de suas atividades. O motivo é a sua capacidade de automatizar tarefas repetitivas e processos manuais. E, é claro, pelos ganhos significativos que a adoçãodessa ferramenta tem proporcionado.
O RPA é capaz de reduzir significativamente a incidência de erros, o que resulta em uma maior confiabilidade nas operações da empresa. Ao eliminar a necessidade de intervenção manual em muitas etapas dos processos, a ferramenta traz ganhos de produtividade na atividade empresarial. Além disso, acelera a entrega de objetivos de negócio, proporcionando uma vantagem competitiva valiosa frente aos desafios corporativos. O RPA ainda tem a flexibilidade de se adaptar facilmente às necessidades, garantir a evolução e garantir uma operação eficiente mesmo em tempos de expansão.
Atualmente, encontramos funcionalidades avançadas no RPA, como a capacidade de superar desafios de captcha, identificação e extração de dados de documentos a partir de imagens ao se utilizar a tecnologia OCR. Além disso, a presença da Control Room proporciona um ambiente centralizado para o acompanhamento e supervisão de todo o processo de automação. É importante ressaltar que o mercado oferece diversas opções de ferramentas RPA, sendo as principais: Automation Anywhere, Blue Prism, UiPath e BotCity. Todas essas soluções têm a capacidade de agregar um valor significativo para os negócios que as adotam.
As empresas que almejam avançar no mercado e nos negócios devem considerar a implementação do RPA, pois representa uma maneira ágil de integrar tecnologias e impulsionar a entrega de valor. O desenvolvimento pode ser realizado tanto no modelo Lowcode quanto utilizando a linguagem Python.
Cultivar essa mentalidade na corporação traz diversas vantagens, especialmente diante do dinamismo que caracteriza o cenário atual. A necessidade de respostas ágeis e aprimoramento da experiência do cliente se tornaram fatores cruciais de diferenciação no mercado. Adotar o RPA é uma estratégia que confere a uma organização uma vantagem competitiva significativa em curto e médio prazo.
Henrique Paim é CFO Direcional Engenharia e Presidente do
Comitê de CFOs da Amcham BH