Amcham

Automação robótica de processos nos negócios

Redução de erros e ganho de produtividade

Por Henrique Paim
Publicado em 16 de setembro de 2023 | 07:15
 
 
 
normal

O mundo corporativo, assim como a sociedade contemporânea, vem passando por transformações profundas e rápidas. Os processos tecnológicos, dinâmicos e autômatos, estão modificando cotidianamente os modos em que as organizações desenvolvem seus processos e procedimentos.

O RPA, ou Automação Robótica de Processos, é uma das novas possibilidades tecnológicas que se destaca por sua capacidade de executar tarefas de forma altamente precisa e eficiente, contribuindo de maneira precisa para o desenvolvimento das atividades em uma organização.
Cada vez mais as empresas têm internalizado o RPA dentro de suas atividades. O motivo é a sua capacidade de automatizar tarefas repetitivas e processos manuais. E, é claro, pelos ganhos significativos que a adoçãodessa ferramenta tem proporcionado.

O RPA é capaz de reduzir significativamente a incidência de erros, o que resulta em uma maior confiabilidade nas operações da empresa. Ao eliminar a necessidade de intervenção manual em muitas etapas dos processos, a ferramenta traz ganhos de produtividade na atividade empresarial. Além disso, acelera a entrega de objetivos de negócio, proporcionando uma vantagem competitiva valiosa frente aos desafios corporativos. O RPA ainda tem a flexibilidade de se adaptar facilmente às necessidades, garantir a evolução e garantir uma operação eficiente mesmo em tempos de expansão.

Atualmente, encontramos funcionalidades avançadas no RPA, como a capacidade de superar desafios de captcha, identificação e extração de dados de documentos a partir de imagens ao se utilizar a tecnologia OCR. Além disso, a presença da Control Room proporciona um ambiente centralizado para o acompanhamento e supervisão de todo o processo de automação. É importante ressaltar que o mercado oferece diversas opções de ferramentas RPA, sendo as principais: Automation Anywhere, Blue Prism, UiPath e BotCity. Todas essas soluções têm a capacidade de agregar um valor significativo para os negócios que as adotam.

As empresas que almejam avançar no mercado e nos negócios devem considerar a implementação do RPA, pois representa uma maneira ágil de integrar tecnologias e impulsionar a entrega de valor. O desenvolvimento pode ser realizado tanto no modelo Lowcode quanto utilizando a linguagem Python.

Cultivar essa mentalidade na corporação traz diversas vantagens, especialmente diante do dinamismo que caracteriza o cenário atual. A necessidade de respostas ágeis e aprimoramento da experiência do cliente se tornaram fatores cruciais de diferenciação no mercado. Adotar o RPA é uma estratégia que confere a uma organização uma vantagem competitiva significativa em curto e médio prazo.

Henrique Paim é CFO Direcional Engenharia e Presidente do
Comitê de CFOs da Amcham BH

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!