Fim de ano se aproximando e a eterna dúvida de muitos pais: como escolher a melhor escola? Primeiro, tenho que dizer que a melhor escola não existe como um padrão formatado e pronto. Vários aspectos determinam o que é a “melhor escola”, porque nem todos os alunos e famílias são iguais e têm as mesmas expectativas em relação ao que seja o melhor.
Sugiro que visite as escolas e procure saber filosofia, metodologia, material didático, projeto político-pedagógico, regimento escolar, espaço físico e todas as questões que queira saber que, para você, defina uma boa escola. Ao andar por ela, veja detalhes e tire as dúvidas que forem surgindo. Atualmente as redes sociais são verdadeiras vitrines, dê uma navegada nas mídias das escolas e veja projetos, festas, eventos, tudo o que mostram e se desnudam para que sejam conhecidas. A escola que recebe uma família e mostra todo espaço e proposta pedagógica, sem dúvida alguma, já começa ganhando pontos nessa escolha.
Outro aspecto que considero importante é a localização. Uma escola em que você vá evitar trânsito e despesas a mais provavelmente deve entrar como uma das primeiras da lista. Tanto para crianças como adolescentes, além de mais seguro, é bem mais agradável uma escola próxima de casa, pois seu ciclo de amizades estará por perto, e os encontros serão mais fáceis.
As famílias são diferentes, e as escolas também, por isso a importância de conhecê-la muito bem, porque ela não vai mudar sua filosofia, metodologia, didática, proposta de avaliação, organização de deveres de casa etc. só porque você não concorda. Do momento em que você matricula seu filho, você está dizendo a ela que concorda com toda sua proposta. Fique atento, cada escola tem sua identidade própria, e isso deve ser respeitado. Imagina se uma escola começa a mudar alguma de suas propostas porque determinada família não está de acordo? Vai ser “bola de neve”, porque as outras famílias vão se sentir no direito de também querer mudar algo. A escola com mil alunos, terá que ter mil propostas diferentes... Isso é impossível. Se você faz opção por uma determinada escola, confie, caso tenha algo para discutir e questionar, faça-o, mas lembrando de respeitar a filosofia e identidade da escola.
A melhor escola depende muito dos valores que cada família tem como base de sua estrutura. A diversidade de escolas é imensa, e a escolha é livre. Por isso a importância de se escolher depois de visitar e conhecer todos os aspectos aqui citados. Não se encante com espaços físicos lindos ou modismos, não busque uma escola porque está na moda, todo mundo está indo para lá. Lembre-se de que educação é coisa séria, você não pode colocar seu filho em uma escola só porque a mídia dela está bombardeando a região; cuidado, as aparências enganam muito. Procure uma escola em que alguém vai te receber e te apresentar como ela é, sem maquiagem, sem propagandas enganosas.