Opinião

Dicas para superar o desafio do home office

Aspectos que podem afetar a qualidade e produtividade do trabalho

Por Adalton França de Oliveira
Publicado em 22 de maio de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

O home office é a tendência do momento: os profissionais vão encontrar desafios e devem se preparar para essa nova realidade.

O que presenciamos no momento devido à pandemia de Covid-19 é o remanejamento dos colaboradores para o trabalho remoto por parte de diversas empresas. Os desafios do home office são consideráveis, muitos profissionais ainda estão em fase de adaptação.

Apesar de ser um assunto em alta no momento, o trabalho home office não é algo novo no Brasil, essa modalidade de trabalho é praticada por milhões de brasileiros em diversas empresas e setores há anos. Para muitos, ela pode ser um pouco desafiadora, já que estar em casa pode condicionar ao relaxamento físico e mental.

Outra questão que pode afetar os profissionais é a falta de interação, já que não acontece mais o encontro com colegas de trabalho durante o expediente. Toda interação que acontece se dá por meio da utilização de tecnologias, como vídeos conferências, chat e mensagens. Existem ainda outros tipos de ferramentas que podem auxiliar na organização e no andamento do trabalho.

Um dos maiores benefícios que o home office proporciona é o tempo. As horas gastas no trânsito no trajeto para chegar e retornar do local de trabalho agora estão disponíveis para serem utilizadas de outras formas.

Algumas funções ainda permitem o trabalho fora do horário tradicional, possibilitando a realização de outras atividades no horário comercial.

O home office não traz só benefícios, existem alguns desafios que podem comprometer a qualidade do trabalho. Para vencer esses desafios, aqui vão algumas dicas:

Separe um local para trabalhar

Você precisa de um espaço dedicado ao trabalho, nem que seja uma mesa. Deixe bem claro para as pessoas da sua casa, que enquanto estiver na mesa, só devem falar o necessário.

Mantenha o foco

Quando se perde o foco para dar uma espiada nas redes sociais ou na TV, você pode demorar até 25 minutos para retornar as atividades que estava realizando. Por isso, se concentre e evite distrações ao máximo, só assim você conseguirá ser produtivo.

Seja organizado

Organização é fundamental para quem trabalha em Home office. Apesar de estar trabalhando no conforto da sua casa, horários e metas precisam ser estabelecidos. Mantenha um horário para iniciar o trabalho, para as pausas, almoço e para finalizar o seu dia, nada de ficar trabalhando por horas a fio, descanso também é importante.

Mantenha um planner ou uma agenda e anote todas as metas e entregas que precisam ser realizadas no dia ou na semana. E se esforce ao máximo para realiza-las, assim você evita o acúmulo do serviço.

Prepare seu local de trabalho

Tenha um local de trabalho bem iluminado e silencioso, use uma cadeira confortável, mantenha todos os objetos necessários para o trabalho sempre a mão para evitar distrações e improvisos nas horas mais importantes do seu dia.

O trabalho remoto pode ser muito gratificante e prazeroso, mas exige disciplina e que as pessoas ao seu redor compreendam que trabalhar em casa não é um dia de folga. Seguindo essas dicas básicas certamente o trabalho home office será muito mais produtivo e tranquilo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!