Artigos

ESG é novidade no cooperativismo?

Conceitos e diretrizes dessa prática estão no DNA do setor

Por Ronaldo Scucato
Publicado em 23 de setembro de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

Temos assistido a uma verdadeira avalanche de informações sobre o ESG (Environmental Social and Governance), que em bom português trata dos fatores ambientais, sociais e de governança no cenário corporativo. Ou seja, das boas práticas viáveis e necessárias desde sempre no ambiente dos negócios. A pergunta que fica é: como o cooperativismo se adequa a esse conceito ou a essa proposta? E a resposta é: não se adequa.

O cooperativismo tem esses conceitos e diretrizes em seu DNA, portanto, tudo isso é natural e intrínseco do setor. A diferença básica entre os negócios cooperativos e os demais negócios de mercado, então, é o fato de que enquanto todas as empresas alinhadas ao posicionamento necessário da sustentabilidade correm para adequar suas políticas e ações nesse sentido, o cooperativismo apenas tem evidenciado suas propostas e programas nesse contexto. Simples assim.

Sustentabilidade como pauta para avançar nos negócios

Para exemplificar, vamos citar algumas estratégias bem práticas do Sistema Ocemg que, desde 2018, é pioneiramente signatário do Pacto Global da ONU. Esse posicionamento demonstra e reforça nosso compromisso com os principais valores universais ligados às áreas de direitos humanos, trabalho e meio ambiente, com a intenção de contribuir para o enfrentamento dos grandes desafios da sociedade.

Todas as nossas atividades ligadas à área de educação estão voltadas a confirmar sempre o direcionamento alinhado às boas práticas de sustentabilidade não na teoria, mas como pauta fundamental para avançarmos em nossos negócios e como sociedade.

Destacamos aqui o investimento permanente do Sistema Ocemg, desde 2013, no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), uma iniciativa nacional que se mostra cada vez mais relevante do ponto de vista da adoção e direcionamento de boas práticas de gestão. Há muito também que disponibilizamos ao nosso público cursos sobre capitalismo consciente voltados para a liderança, um dos temas essenciais do PDGC. Claramente, são iniciativas fundamentais da governança tão falada no ESG.

Energia e avanços ambientais

Considerando o aspecto ambiental, não podemos deixar de destacar o Programa MinasCoop Energia do Sistema Ocemg, que contempla diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, mas que especialmente coloca em evidência o de número 7 – sobre o acesso à Energia Limpa.

Temos fomentado o programa propondo investimentos na geração de energia fotovoltaica, tendo como base os pilares: econômico – visando a redução de custos e a economia de recursos –; ambiental – focado na geração de energia limpa propriamente dita –; e social – voltado para suprir a necessidade energética de entidades filantrópicas de Minas Gerais.

O programa busca também a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera, o estímulo à geração de energia renovável a preços mais acessíveis, o aumento da eficiência energética das cooperativas e entidades beneficiadas, além de contribuir na geração de emprego e renda nos municípios que recebem usinas.

Com orgulho, ressaltamos ainda que, por meio desse programa, o Sistema Ocemg tornou-se autossuficiente em energia em 2022 e que não gastamos mais nada com energia elétrica em nossas instalações.

Benefícios para a sociedade

Por fim, lembramos que por meio do Dia de Cooperar (Dia C), já trabalhamos, desde 2009, o S do ESG com maestria, beneficiando anualmente milhares de pessoas em ações diversificadas em todo o país. Contudo, observamos que trabalhamos não apenas as iniciativas com a comunidade, ou seja, da porta para fora das cooperativas, mas também e principalmente da porta para dentro, com os nossos públicos: cooperados, colaboradores e dirigentes.

Reitero que apesar de ser uma sigla nova, o ESG é comum ao cooperativismo e temos plena convicção de que esse é o caminho para a mudança necessária que nossa sociedade precisa. Somos sustentáveis. Somos desenvolvimento.

(*)Ronaldo Scucato é presidente do Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!